Nomeado pelo Papa

Ciência a serviço da sociedade, frisa membro da Academia de Ciências

David Baulcombe é novo membro da Pontifícia Academia de Ciências e espera contribuir para o benefício das pessoas e do planeta

Da redação, com Vatican News

David Baulcombe foi nomeado pelo Papa membro ordinário da Pontifícia Academia de Ciências em setembro deste ano / Foto: Reprodução Yotube

O professor David Baulcombe é um dos mais novos membros da Pontifícia Academia de Ciências. E como tal, ele espera — em colaboração conjunta com outros acadêmicos — aprender, discutir e ajudar a trabalhar para o benefício das pessoas e do planeta.

Breve biografia

Nascido em Solihull, Grã-Bretanha, o Professor David Baulcombe estudou nas Universidades de Leeds e Edimburgo, e recebeu um doutorado em pesquisa. Baulcombe concentrou sua pesquisa na regulação e expressão gênica durante o desenvolvimento normal e na resistência às doenças. Ele também recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Balzan de Epigenética (2012) e o Prêmio Wolf na Agricultura (2010). Em 2009, foi nomeado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II.

Desde 2017, Baulcombe é Professor Pesquisador da Royal Society e Professor de Botânica no Departamento de Ciências Vegetais da Universidade de Cambridge, Reino Unido. É autor de inúmeras publicações e leciona em diversas universidades.

Campo de pesquisa científica

“Sempre me interessei pelas maneiras como a ciência influencia as perspectivas sobre o mundo natural e como podemos usar a ciência para melhorar o bem-estar das pessoas”, disse Baulcombe, em entrevista ao Vaticano News.

Ele explica que sua pesquisa ao longo dos anos tem sido sobre genes, particularmente como eles são “ligados” e “desligados”.

Esclarecendo mais o assunto, Baulcombe explica que durante o desenvolvimento, tudo começa como uma célula que se “diferencia” em outros tipos de células. Durante esse processo, alguns genes são ativados e outros desativados. Da mesma forma, quando os organismos são infectados com vírus, os genes do hospedeiro são ligados ou desligados em resposta à infecção.

A contribuição do professor Balcombe a esse respeito foi revelar não apenas os principais interruptores “liga e desliga”, mas também informações sobre o que ele chama de “mecanismo de ajuste” da regulação dos genes no nível e no momento certo.

Sustentabilidade ambiental

Destacando as aplicações de sua pesquisa, o Prof. Baulcome observa o uso no campo da agricultura: na resistência a doenças e doenças nas plantas, bem como no desenvolvimento da agricultura que requer aplicação mínima de pesticidas. Tudo isso, explica ele, contribui para a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental da agricultura.

Seu trabalho de “silenciamento de genes” também convergiu ao mesmo tempo com as pesquisas de outras pessoas que faziam o mesmo com células animais (vermes, ratos e fungos).

Isso também levou à criação de medicamentos e compostos terapêuticos que podem ser aplicados para curar doenças em pessoas com base no tipo de pequenas moléculas de RNA que sua pesquisa revelou.

A serviço da Igreja e da sociedade

O professor e pesquisado salienta que a Pontifícia Academia das Ciências pode contribuir de muitas maneiras para que a ciência seja melhor aproveitada em benefício das pessoas.

Com a pandemia de Covid-19 em curso, por exemplo, Baulcome afirma que a Academia pode ajudar os líderes da sociedade, incluindo a Igreja, a criar estruturas que ajudam a identificar e lidar com “o que sabemos e o que não sabemos” em sistemas complexos como nossas sociedades.

Baulcombe também observa que existem outras necessidades na sociedade que poderiam ser, mas ainda não foram, atendidas pela ciência.

Isso, explica ele, geralmente acontece “porque as prioridades da pesquisa científica são moldadas pelas forças de mercado e pelo lucro”. O professor e pesquisador espera que a Academia use sua “influência e voz” para ajudar a resolver esses problemas por meio da ciência.

Nomeação para a Pontifícia Academia

O Papa Francisco nomeou Baulcombe como membro ordinário da Academia em 26 de setembro de 2020.

A Pontifícia Academia das Ciências tem como objetivo promover o progresso das ciências matemáticas, físicas e naturais. Também procura estimular uma abordagem interdisciplinar do conhecimento científico e fornecer aconselhamento confiável em questões científicas e tecnológicas, entre outras coisas. No momento, está realizando uma reunião plenária, de 7 a 9 de outubro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo