Pela chaminé, sairá a tradicional fumaça branca que indica que o novo Papa foi eleito; conclave começa na próxima semana
Da Redação

A chaminé de onde sai a fumaça branca, que indica a eleição do Papa, ou preta, que indica continuidade das votações / Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane
No telhado da Capela Sistina, no Vaticano, foi instalada na manhã desta sexta-feira, 2, a chaminé de onde sairá a fumaça branca que anunciará a eleição do novo Papa. Esse é mais um dos passos em preparação ao Conclave que terá início no dia 7 de maio.
Acesse
.: Notícias sobre o conclave que elegerá o 267º Papa
A fumaça que sai da chaminé para anunciar que os cardeais chegaram a uma decisão e elegeram o novo Papa é um símbolo emblemático. Esta é uma prática antiga acompanhada por milhões de pessoas ao redor do mundo e precede o tradicional anúncio: “Habemus papam!”.
Na prática, ao final de cada votação, as cédulas são queimadas em um forno especial. Se ainda não há decisão, a fumaça sai preta, indicando que as votações continuam. Quando o Papa é eleito, a fumaça sai branca. Neste momento, os sinos da Basílica de São Pedro também tocam, marcando o anúncio da eleição para os fiéis.