Apoio para recomeçar

Centro de microprojetos em Damasco dá esperança aos cristãos da Síria

Programa oferece fundos para famílias iniciarem novos negócios ou reiniciar os que foram interrompidos pela guerra, uma esperança para os cristãos da Síria

Da Redação, com Departamento de Informação da Fundação AIS-ACN Portugal

Foto: Divulgação – ACN Portugal

O Centro Cristão da Esperança (Christian Hope Center), organização síria apoiada pela Igreja Católica, inaugurou o seu primeiro centro de apoio a microprojetos na capital síria. O programa foi lançado oficialmente no dia 22 de julho e será o único centro de microprojetos no histórico bairro cristão de Damasco.

O objetivo do programa é disponibilizar fundos para que as famílias possam iniciar novos negócios ou reiniciar projetos interrompidos durante a década da guerra na Síria. O centro funciona sob a direção espiritual do bispo latino da Síria, Dom Georges Abou Khazen.

A sede deste programa está em Bab Touma, no histórico bairro cristão de Damasco, em frente à Catedral Católica Melquita de Nossa Senhora da Dormição. É lá que os funcionários e voluntários avaliam os pedidos e concedem ajudas para o reinício dos negócios, geralmente sob forma de equipamento ou formação.

Situação no país

Com o agravar da crise econômica na Síria, muitos cristãos dizem que a situação atual é pior do que o que passaram durante os anos de guerra. Cerca de 90% da população síria vive atualmente abaixo da linha da pobreza.

A Igreja presta sua solidariedade. As paróquias ajudam com alimentos, com o aluguel da casa e subsídios nas despesas com a educação. Embora gratos com a ajuda de emergência, muitos cristãos afirmam que também desejam maior estabilidade no emprego para poderem sustentar suas famílias.

Muitas famílias cristãs são obrigadas a emigrar para o Ocidente em busca de melhores condições de vida. Atualmente, mais de 90% da população da Síria é muçulmana. Há 100 anos, os cristãos representavam cerca de 30% da população. Particularmente a cidade de Damasco tem uma importância especial por ter dado origem a uma das primeiras comunidades cristãs.

Testemunhos de transformação

Carla Audo, que trabalha para o Centro Cristão da Esperança, agradeceu aos benfeitores da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) pelo apoio que estão dando ao programa. “Podemos ajudar as famílias a recomeçar, damos-lhes um motivo para ficar e uma oportunidade para construir o seu país. Só quero agradecer aos colaboradores da AIS o apoio e a inspiração constante”.

Os responsáveis pelo Centro esperam repetir na capital o mesmo sucesso alcançado em seus projetos anteriores em Alepo e Homs, que tiveram uma taxa de sucesso de 78%.

Joohnny Sayegh é um jovem cristão de 25 anos que teve a ajuda do Centro Cristão da Esperança.  Em 2013, o seu pai foi raptado e morto por um grupo militante sírio, deixando a sua mãe e dois irmãos sem uma fonte estável de rendimento. Nascido cego de um olho e incapacitado após um acidente laboral, as suas opções de carreira eram mais limitadas. Graças ao Centro, conseguiu uma bolsa para adquirir equipamentos para instalar um pequeno café, o que agora lhe proporciona um sustento para si e a sua família.

A Fundação AIS

Este novo projeto em Damasco tem o apoio da Fundação AIS. Trata-se de uma iniciativa que se baseia no trabalho de apoio anterior de outras organizações internacionais como a Caritas Polônia e a Oeuvre d’Orient.

A AIS é uma fundação pontifícia internacional que presta assistência pastoral à Igreja que sofre ou é perseguida, especialmente no Médio Oriente. Nos últimos 10 anos, a Fundação AIS contribuiu com cerca de 50 milhões de euros para a ajuda pastoral e espiritual da população cristã da Síria, para combater os efeitos da discriminação, da guerra e da pobreza.

Saiba mais sobre a situação na Síria e o trabalho da AIS na região clicando aqui

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo