Nesta sexta-feira

Celam lança plataforma digital com dados sobre a Igreja no continente

Plataforma interativa permite explorar 70 indicadores das 22 conferências episcopais que compõem o Celam

Da Redação, com Celam

Foto: Canva Pro

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) lança, nesta sexta-feira, 25, uma plataforma digital que reúne dados sobre a presença e a ação da Igreja em todo o continente. O lançamento será por ocasião do aniversário de 70 anos do Conselho.

Segundo o Celam, trata-se de uma plataforma web interativa desenhada para explorar, por meio de gráficos, tabelas comparativas e ferramentas interativas, 70 indicadores das 22 conferências episcopais que compõem o Celam.

Esta ferramenta foi desenvolvida por um grupo de especialistas vinculados ao Centro de Gestão do Conhecimento do Celam. Os dados reunidos vão desde 1970 a 2022, extraídos do Anuário Estatístico Eclesial, publicado anualmente pelo Escritório Central de Estatística da Santa Sé desde 1969.

A serviço da evangelização

O diretor do Centro de Gestão do Conhecimento, Guillermo Sandoval, explica que o “Visualizador de Dados” é resultado de uma ampla pesquisa intitulada “A Missão da Igreja nos Países Latino-Americanos”. O estudo foi deito em duas fases: abril de 2022 a março de 2023 e abril de 2024 a março de 2025, por meio do Observatório Socioantropológico e Pastoral (OSAP).

“Este é um exemplo de como a aplicação das tecnologias de informação e comunicação está a serviço da evangelização”, observou Sandoval.

O lançamento oficial contará com a participação de Ana Lourdes Suárez, Juan Martín López y Hernán Grecco, da Universidade Católica Argentina, autores da pesquisa que embasou a plataforma digital.

A coordenadora do OSAP, Jeanette Rincón, explicou que a plataforma “não só oferece visualizações por região e país, mas também informes individuais para cada Conferência Episcopal, facilitando a reflexão pastoral e o desenho de estratégias que respondam aos desafios atuais.

Todos podem acessar a nova ferramenta pelo endereço datos.celam.org.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo