Em setembro

Católicos russos peregrinarão ao Cazaquistão na visita do Papa

“Somos testemunhas da unidade” é o lema da peregrinação organizada pela arquidiocese da Mãe de Deus, em Moscou

Da Redação, com Vatican News

Residência do Presidente do Cazaquistão na cidade de Nur-Sultan / Foto: Max Zolotukhin by Getty Images

A Arquidiocese da Mãe de Deus, em Moscou, na Rússia, organizou uma peregrinação por ocasião da visita do Papa Francisco ao Cazaquistão. O Pontífice estará no país de 13 a 15 de setembro por ocasião do VII Congresso dos Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais. Trata-se de um evento em favor da paz e contra o uso da religião para justificar conflitos.

A peregrinação, com o lema “Somos testemunhas da unidade”, sairá de Moscou no dia 12 de setembro. A primeira parada é Omsk, uma cidade russa na Sibéria. No dia seguinte, os peregrinos chegarão a Karaganda, no Cazaquistão, e de lá viajarão para Karlag. O local foi um dos maiores “gulags” soviéticos onde, entre 1930 e 1960, dezenas de milhares de pessoas perderam a vida. Era também um lugar de martírio para muitos cristãos, inclusive russos. No dia 14, o grupo se transferirá para Nur-Sultan para a missa com o Papa Francisco na Praça da Expo. Em 15 de setembro, terá início a viagem de retorno a Moscou.

Em entrevista pela redação russa da Rádio Vaticano, o arcebispo da arquidiocese da Mãe de Deus, Dom Paolo Pezzi, afirma que esta é uma peregrinação muito significativa para expressar a proximidade dos católicos russos ao Papa Francisco no contexto de sua visita ao Cazaquistão.

“A visita do Papa ao Cazaquistão é muito importante para nós, fiéis católicos russos. Antes de tudo, porque não sabemos se e quando o Papa poderá vir até nós, e o Cazaquistão é o país mais próximo de nós entre aqueles visitados pelo Papa, portanto, é uma grande oportunidade, também porque é possível viajar ao Cazaquistão com uma certa liberdade. É também uma oportunidade de expressar nossa fidelidade, nosso seguimento e, sobretudo, nosso amor pelo Papa, porque os russos amam o Papa. É isto que nos move a ir em peregrinação ao encontro do Papa Francisco”.

No site da arquidiocese, há um convite para participar da peregrinação. Além do programa, há as palavras de Dom José Luis Mumbiela Sierra, bispo da diocese da Santíssima Trindade em Almaty, Cazaquistão, e presidente dos bispos da Ásia Central.

Em suas palavras, Dom José Luis afirma: “não somos peregrinos em busca de uma unidade inatingível, mas testemunhas de uma unidade já vivida em nossos corações, porque o único Deus habita em nossas almas e nos envia para que todos aqueles que foram criados à sua imagem e semelhança possam desfrutar de sua vida e amor”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo