Um dos países com maior número de usuários de redes sociais, a Caritas tenta prevenir novos casos, oferecendo orientação aos jovens nas dioceses
Da redação, com Vatican News

No Vietnã, os casos de tráfico humano mais que quadruplicaram entre 2008 e 2023 / Foto: Sammisreachers por Pixabay
Entre 2008 e 2023, o número de vítimas de tráfico de pessoas em todo o mundo mais que quadruplicou, saltando de 30 mil para quase 134 mil, de acordo com um relatório do Statista de junho deste ano. A agência de notícias Fides, do Vaticano, explicou que um país onde esse aumento drástico pode ser observado é o Vietnã.
Hoje em dia, os traficantes não precisam se encontrar fisicamente com as vítimas para atraí-las e fraudá-las. As plataformas de mídia social se tornaram um “terreno fértil” para criminosos. Golpes online levaram muitos vietnamitas a se mudarem para países vizinhos como Camboja, Laos, Mianmar e China, causando uma crise nacional e graves problemas sociais.
Protegendo as gerações futuras
A Irmã Teresa Pham Ninh Khanh Hau, da Cáritas Diocesana de Hung Hoa, se reuniu com mais de 100 adolescentes para ensiná-los a reconhecer golpes e a estarem atentos ao tráfico de pessoas. E na paróquia de Tien Non — uma área do país ainda dedicada ao cultivo de arroz — a conscientização sobre migração segura e tráfico de pessoas é limitada devido à falta de acesso à informação.
A Caritas Hue, no Vietnã, está reagindo, oferecendo orientação e informações confiáveis por meio do Comitê para a Prevenção da Migração Insegura e do Tráfico de Pessoas, com foco especial no combate à desinformação frequentemente encontrada online.
Trabalhando para uma mudança
Só em 2024, cerca de 163 casos de tráfico de pessoas foram descobertos e investigados por agências de segurança pública, e no primeiro semestre de 2025, houve 120 casos.
Com 73% da população nas redes sociais, o Vietnã é um dos países com o maior número de usuários de internet e mídias sociais — mais de 72 milhões de pessoas. A Fides relata que 17% dos usuários têm entre 13 e 24 anos. Dos quase 24,7 milhões de crianças vietnamitas, quase 97% delas usam a internet por cerca de 5 a 7 horas por dia.
Sem orientação e informações confiáveis, esses adolescentes e jovens adultos estarão suscetíveis ao perigo crescente de golpes online e tráfico de pessoas em um mundo cada vez mais amplo de mídias sociais.