Organização enfrenta dificuldades para manter as doações de refeição às pessoas assistidas
Reportagem de Gabriela Matos e Ersomar Ribeiro
A Cáritas Brasileiras desenvolve vários projetos que ajudam famílias e pessoas em vulnerabilidade, em diversos estados do País. Entre os trabalhos realizados pela organização, está o atendimento a migrantes e refugiados venezuelanos. Nossa equipe apresenta um pouco sobre a atuação do organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O processo migratório de venezuelanos para o Brasil cresce desde 2018. Desde então, a Cáritas Brasileira trabalha no estado de Roraima com foco em água, saneamento e higiene, assim como em questões alimentares. “E nós atendemos todos os migrantes, principalmente a população brasileira que vive em condição de rua. Nós oferecemos instalações sanitárias para uma população que entra na fronteira do Brasil, Venezuela e pra população que mora na capital de Roraima, Boa Vista”, explicou o assessor Nacional da Cáritas Brasileira, Wellthon Leal.
A Caritas Brasileira é uma organização da CNBB que conta com uma rede de 198 entidades, 13 regionais e quatro articulações. É uma das 170 organizações membros da Cáritas Internacional, que tem a sede em Roma e está presente nos cinco continentes, propondo políticas para corrigir as desigualdades e defendendo um mundo mais justo e solidário.
No ano passado, as instalações sanitárias da Cáritas em Roraima forneceram 400.000 acessos aos serviços de banheiros, duchas, lavanderias, espaços de amamentação e atividades educativas.
Desde 2022, mais de 1.250.000 refeições foram entregues pela organização. Solidariedade que está sendo interrompida por causa da suspensão de ajuda financeira internacional.
“No dia 30 de janeiro, os serviços alimentares serão suspensos, porque a Cáritas não tem mais recursos para continuar pagando, os funcionários que fazem a comida, que funciona, de segunda a sexta-feira, servindo essas 800 comidas, 750 comidas e por dia”, retomou Wellthon.
Para continuar as atividades, a Cáritas faz um apelo para que comunidades, paróquias, organizações e toda a sociedade se unam em uma corrente de apoio às famílias.
atendidas e ajudem a manter os serviços.
As doações podem ser feitas via PIX para a chave doe@caritas.org.br. Mais informações sobre a atuação e a situação da organização no site caritas.org.br.




