Entrega do título foi realizada na Assembleia Legislativa da Bahia nesta quinta-feira, 27; em discurso, purpurado agradeceu o povo baiano e seus representantes
Da redação, com Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Cardeal Sergio da Rocha recebendo o Título de Cidadão Baiano /Foto: Sara Gomes
O arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Sergio da Rocha recebeu na manhã desta quinta-feira, 27, durante Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o Título de Cidadão Baiano. A iniciativa partiu do deputado estadual Alex da Piatã, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo purpurado à comunidade baiana.
“O honroso título que recebo expressa a fraterna acolhida do querido povo baiano e dos seus representantes nesta Casa, acolhida generosa que tenho recebido desde a minha chegada a Bahia, como Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, em 5 de junho de 2020. Ao mesmo tempo, vejo neste gesto o generoso reconhecimento da missão bela e exigente da Igreja na vida e na história de nosso Estado”, destacou o cardeal.
Além de Dom Sergio e do deputado proponente, estiveram à mesa os bispos auxiliares da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, Dom Valter Magno de Carvalho e Dom Dorival Barreto; o vigário-geral da Arquidiocese e moderador da Cúria Metropolitana, padre Gabriel dos Santos Filho; o bispo da Diocese de Amargosa, Dom Juraci Gomes de Oliveira; a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes; o reitor da Universidade Católica de Salvador, professor Deivid Lorenzo; o advogado da Arquidiocese, Dr. Otoney Alcântara e a secretária do arcebispado, Jucicleide Braga, entre outras autoridades religiosas, como o bispo emérito da Diocese de Camaçari, Dom Giancarlo Petrini, militares e civis que celebraram a outorga do título.
“Tenho-me sentido baiano, convivendo com o nosso povo, nesta querida cidade e ao percorrer as cidades da Bahia, onde se encontram as nossas dioceses. Ao ser acolhido nas casas e comunidades, ao compartilhar as alegrias e dores de nossa gente, tenho me sentido, de fato, cidadão baiano. Mas posso testemunhar, com humildade e alegria, que tenho me sentido baiano também quando me apresento em reuniões e encontros no Brasil e em outros países, especialmente em Roma. Quantas vezes, eu tenho dito ‘sou de Salvador da Bahia’. Mas, a partir de agora posso dizer: ‘sou cidadão baiano’”, afirmou o purpurado.
Cardeal Sergio recordou seu nascimento, na zona rural do interior paulista, pelas mãos de uma parteira conhecida naquela região como “dona Maria Baiana”, justamente pela sua origem e cultura baiana. Sem a ajuda dela no parto, o purpurado afirmou que não estaria naquele local, recebendo o título. “Ela representa inúmeras mulheres negras da Bahia que dão a vida para que muitos possam nascer e viver dignamente. Posso dizer, hoje, que as mãos de dona Maria Baiana se prolongam nas mãos de tantas baianas e baianos que continuam a me acolher, a me abraçar, a me apoiar e a rezar por mim”, disse.
Anteriormente, a Câmara Municipal de Salvador já havia concedido ao purpurado o Título de Cidadão Soteropolitano (em 25 de maio de 2023).
Missão na Bahia e em Roma
Em sua atuação na Arquidiocese de Salvador, Dom Sergio tem se destacado por iniciativas pastorais significativas. Desde que chegou, já ordenou 12 padres e 15 diáconos permanentes para o clero arquidiocesano. Também criou três vicariatos episcopais, sendo o primeiro para a Pastoral, o segundo para a Cultura, Educação e Comunicação e o terceiro para o Serviço da Caridade. Por Dom Sergio também foi criada uma nova paróquia na região de Lauro de Freitas, que é a Bom Pastor; e outras duas comunidades seguem sendo preparadas para serem elevadas à categoria de paróquia.
O Cardeal Dom Sergio da Rocha desempenha funções significativas na Cúria Romana. Em 4 de março de 2021, foi nomeado pelo Papa Francisco como membro da Congregação para os Bispos, órgão responsável pela criação de dioceses, nomeação de bispos e supervisão das visitas “ad Limina”. Posteriormente, em 7 de março de 2023, o Papa renovou o Conselho de Cardeais, incluindo Dom Sergio entre os membros. Este conselho, estabelecido em 2013, auxilia o Papa no governo da Igreja e na reforma da Cúria Romana. Essas nomeações refletem a confiança do Papa Francisco em Dom Sergio da Rocha, destacando seu papel ativo nas decisões e orientações da Igreja em nível global.