Arcebispo de Brasília realiza uma visita de 10 dias à Ucrânia a convite da Conferência Episcopal do país
Da Redação, com Vatican News e Arquidiocese de Brasília

O cardeal brasileiro Paulo Cezar Costa / Foto: Larissa Ferreira
O arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, realiza, de 14 a 24 de julho, uma visita à Ucrânia, país que sofre com a guerra. Neste domingo, 20, ele preside a Santa Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Berdychiv, por ocasião da tradicional peregrinação anual àquele santuário. Este é o objetivo principal da viagem.

O núncio apostólico na Ucrânia, o cardeal Costa e o embaixador do Brasil na Ucrânia / Foto: Reprodução Instagram/Arquidiocese de Brasília
Acompanhado do chefe de gabinete episcopal, padre Luiz Octávio de Aguiar Faria, Dom Paulo cumpre esta visita a convite da Conferência Episcopal Ucraniana. A programação da viagem foi organizada junto ao bispo auxiliar de Kiev, Dom Oleksandr Yazlovetskiy.
A arquidiocese de Brasília informou que o Papa Leão XIV, a Secretaria de Estado da Santa Sé, as Nunciaturas Apostólicas no Brasil e na Ucrânia, o Ministério das Relações Exteriores e as Embaixadas do Brasil na Polônia e na Ucrânia foram notificados sobre a viagem.
Encontros com autoridades civis e eclesiásticas
Na Ucrânia desde quarta-feira, 16, após uma viagem de 36 horas, o cardeal foi recebido em Lviv por Dom Edward Kawa, bispo auxiliar, dando início aos compromissos da sua missão. Após missa da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, Dom Paulo divulgou vídeo pedindo orações para a viagem e pelo povo ucraniano, para que, por intercessão da Virgem Maria, receba o dom da paz.
Na manhã de quinta-feira, 17, o cardeal foi recebido pelo arcebispo de Lviv dos Latinos, Dom Mieczysław Mokrzycki. Após missa e uma breve recepção na residência episcopal, Dom Paulo visitou o cemitério da cidade, onde rezou pelos soldados mortos na guerra.

A visita do Cardeal Costa ao cemitério na Ucrânia / Foto: Reprodução Instagram/Arquidiocese de Brasília
Em Kiev na sexta feira, 18, o arcebispo de Brasília cumpriu uma série de compromissos oficiais com autoridades civis e eclesiásticas. Após celebrar missa na Catedral da Arquidiocese de Kiev dos Latinos, ele participou de um encontro com os membros do Conselho Ucraniano de Igrejas e Organizações Religiosas. Também se reuniu com o núncio apostólico na Ucrânia, Dom Visvaldas Kulbokas, e com o embaixador do Brasil na Ucrânia, Rafael Vidal.
Durante a tarde, o arcebispo de Brasília visitou os soldados feridos em guerra no Centro Médico Principal do Ministério do Interior da Ucrânia, concedeu entrevista nos estúdios da Rádio Maria e visitou a Igreja de São Nicolau.
“Esta terra está sofrendo com a guerra e com o horror da invasão da Rússia, mas tem um povo e uma Igreja de rica tradição e de bonita convivência dos cristãos. Kiev é uma cidade cheia de vida e de esperança mesmo com a guerra. Continuem a rezar e a pedir ao Senhor que mande a paz para este povo.”, disse Dom Paulo em um vídeo divulgado pela arquidiocese de Brasília em rede social.
Visitas da Igreja à Ucrânia
A Ucrânia também recebeu nesta semana o chefe da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece), Dom Mariano Crociata, para uma visita de três dias finalizada nesta sexta-feira, 18. A missão de solidariedade com o povo da Ucrânia, enviando representantes da Igreja católica ao país, começou ainda durante o pontificado do Papa Francisco, num gesto concreto da busca pela paz.