12 A 18 DE AGOSTO

Cardeal Parolin conclui missão no Burundi com apelo pela paz

Secretário de Estado do Vaticano abençoou monumento em memória de bispo assassinado em 2003 e celebrou Missa em santuário mariano do país africano

Da Redação, com Vatican News

Cardeal Parolin em missão no Burundi / Foto: Reprodução Secretaria de Estado do Vaticano no X

Chegou ao fim, nesta segunda-feira, 18, a missão do Cardeal Pietro Parolin no Burundi. Conforme anunciado pela Secretaria de Estado da Santa Sé há alguns dias, o cardeal visitou o país africano partindo de Roma na terça-feira, 12.

Na quinta-feira, 14, o secretário de Estado do Vaticano visitou Minago para abençoar um monumento em memória de Dom Michael Courtney. Em 29 de dezembro de 2003, o arcebispo irlandês e Núncio apostólico no país foi assassinado em uma emboscada enquanto voltava para casa.

Parolin recordou que Dom Courtney caminhou com o povo do Burundi em anos difíceis. Ele sempre trabalhou a favor da reconciliação e da paz, citou o cardeal, agindo com paciência e tenacidade com todos, para comunicar a visão de uma paz possível, tornando-se próximo de todos, sem se importar com a própria vida.

Na sexta-feira, 15, o secretário de Estado do Vaticano presidiu a Missa no Santuário Mariano de Mugera, onde os fiéis rezam a Nossa Senhora de Lourdes – lá encontra-se uma pequena gruta feita com pedras africanas que remete à original francesa onde ocorreram as aparições. O local atrai milhares de peregrinos todos os anos, recordando a consagração do Burundi à Virgem Maria, Rainha da Paz, em 15 de agosto de 1961.

Em sua homilia, Parolin fez um forte e novo apelo para superar os interesses pessoais, de modo que, com renovado ardor, todos se coloquem a serviço do bem comum, para que, nos lugares de guerra — onde tantas pessoas, há tanto tempo, suportam provações e privações — seja possível voltar a aspirar a viver com dignidade e segurança.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo