SÍNODO

Cardeal Grech: diálogo intergeracional necessário para o futuro da Igreja

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos, cardeal Mario Grech, enviou uma mensagem em vídeo aos universitários africanos que se reunirão com o Papa em 1º de novembro para um diálogo sinodal virtual sobre o tema da cultura do encontro, reafirmando a importância do diálogo intergeracional

Da redação, com Vatican News

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos, cardeal Mario Grech / Foto: Reprodução Youtube

O nome do evento dedicado aos jovens africanos de instituições católicas de ensino superior é: “Construindo pontes pela África: um encontro sinodal entre o Papa Francisco e os estudantes universitários”.

A reunião acontecerá no dia 1º de novembro, às 15h (horário local); o Papa participará de um diálogo virtual com estudantes e professores de universidades africanas.

Em 24 de fevereiro do ano passado, o encontro foi realizado pela primeira vez com estudantes da América do Norte e da América Latina e foi organizado pela Loyola University Chicago.

O “encontro sinodal”, como está sendo apresentado, envolverá especificamente três professores africanos, um professor americano e dez estudantes em uma discussão intitulada “Ubuntu: uma cultura de encontro; todos nós pertencemos” organizada pela Pan-African Catholic Theology and Rede Pastoral (PACTPAN) em colaboração com a Pontifícia Comissão para a América Latina e sob o patrocínio da Secretaria Geral do Sínodo.

O futuro é a chave

“Se a Igreja cortar a geração jovem de sua vida, está condenada a sangrar até a morte”, disse o cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo, em uma mensagem em vídeo aos participantes.

A base sobre a qual construir o futuro da Igreja é a relação aberta entre os idosos e os jovens, tantas vezes enfatizada pelo Papa Francisco, o Cardeal continuou: “Eles disseram que os jovens têm o poder de abrir as portas do futuro, mas os adultos têm a chave para o futuro. Por isso, é importante entrar neste diálogo intergeracional”.

O evento será transmitido ao vivo de Nairóbi e poderá ser acompanhado no portal Vatican News e no canal do YouTube em três idiomas: inglês, francês e espanhol.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo