Atenção aos refugiados

Hospitalidade possibilita encontro com Deus, afirma Cardeal Czerny

Purpurado acolheu nesta sexta-feira, 10, na Praça São Pedro, a marionete Amal que representa uma pequena refugiada

Da redação, com Vatican News

A marionete Amal abraça o Monumento aos Migrantes, presente na Praça São Pedro, no Vaticano /Foto: REUTERS/Remo Casilli

Nesta sexta-feira, 10, chegou à Praça São Pedro, a marionete Amal que representa uma pequena refugiada. O boneco partiu em 27 de julho de Gaziantep, na fronteira entre a Turquia e a Síria, para viajar pela Europa em busca de sua mãe até chegar a Manchester, no Reino Unido.

A Diocese de Roma, apoiada pela Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, aceitou o convite dos organizadores do The Walk Festival. O projeto é destinado a conscientizar sobre a realidade dos refugiados, dos menores, para preparar a etapa romana de Amal.

Leia também
.: Migrantes e refugiados: “Proteger, promover e integrar, pede Papa

Hospitalidade possibilita encontro com Deus

O subsecretário do dicastério vaticano, cardeal Michael Czerny, foi receber a marionete simbólica. Na ocasião fez uma saudação na presença de muitas crianças, jovens e adultos.

O cardeal recordou que escolheu para esta ocasião a importante simbologia da Tenda. Que no Livro do Gênesis recorda que “a hospitalidade a estrangeiros inesperados abre a possibilidade de um encontro com Deus”, assim como “gera vida”.

“A cultura do encontro”, continuou o Cardeal Czerny, “como diz o Papa Francisco, é um prenúncio de desafios – nem sempre fáceis! – que permitem às comunidades crescerem conscientemente como uma família humana, na casa comum”.

Leia também
.: Salvar migrantes e refugiados é ato de humanidade, diz Papa

“Cara Amal, você pode descansar em sua tenda, é claro, mas logo estará de volta ao seu caminho. Cada um de nós, irmãos e irmãs, está a caminho, a Igreja está a caminho e sua renovação passa pela mudança de cada um de nós, mostrando que ela está viva e bem”, disse o prelado.

Em seguida, afirmou que a integração é um processo bidirecional, com reconhecimento recíproco de direitos e deveres, que também é um caminho complexo, às vezes acidentado, mas cujo objetivo deve ser sempre alcançar o desenvolvimento humano integral tanto dos recém-chegados quanto dos anfitriões, especialmente os mais vulneráveis entre eles.

Anjos atrás do rosto de migrantes

O cardeal Czerny comentou o significativo monumento presente na Praça. Ele representa uma barca repleta de migrantes de todas as etnias e idades:

“Aqui ao nosso lado há realmente uma barca: uma escultura que o Papa Francisco queria na Praça de São Pedro para lembrar a todos o desafio evangélico da acolhida, aquela acolhida que abre a porta para encontros extraordinários. Com efeito, pode-se ver que no meio dos muitos migrantes (representando as muitas pessoas que tiveram que fugir ao longo da história) destacam-se duas asas: são as asas de um Anjo”.

Leia mais:
.: Papa pede acolhimento e integração de migrantes e refugiados
.: Papa pede atenção a intolerância e xenofobia contra migrantes

O purpurado ponderou: “Quem sabe quantos anjos estão escondidos atrás dos rostos de tantos migrantes e refugiados, menores e jovens, adultos e idosos? Nossa única tarefa é acolhê-los e protegê-los como primeiros passos indispensáveis para sua promoção humana integral, ou seja, um futuro como todos nós o queremos”.

Monumento aos Migrantes, Praça São Pedro

Agradecendo na sua conclusão: “Cara Amal, obrigado por ter vindo entre nós. Você é um anjo para os que a conhecem. Assumimos sua história, a acompanhamos em sua jornada e esperamos que você e todos nós possamos encontrar o que procuramos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo