9ª CONGREGAÇÃO GERAL

Cardeais definem auxiliares do Camerlengo em congregações particulares

Durante as 26 intervenções realizadas na sessão, cardeais também expressaram desejo de que próximo Papa tenha espírito profético e guie a Igreja a sair de si mesma

Da Redação, com Sala de Imprensa da Santa Sé

Cardeais reunidos na Sala do Sínodo para a Congregação Geral / Foto: Reprodução Reuters

A nona Congregação Geral dos Cardeais aconteceu na manhã deste sábado, 3, às 9h do horário local. Segundo informações divulgadas pela Sala de Imprensa da Santa Sé, estiveram presentes 177 cardeais, dos quais 127 são eleitores.

Na abertura do encontro, foram sorteados os cardeais da comissão que auxilia o Camerlengo nas congregações particulares para o tratamento dos assuntos ordinários, prevista no artigo 7 da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis. São eles o Cardeal Robert Francis Prevost, O.S.A., e o Cardeal Marcello Semeraro, enquanto o Cardeal Reinhard Marx foi confirmado como coordenador do Conselho para a Economia.

.: Acompanhe a cobertura do Conclave

A sessão dividiu-se em 26 intervenções, nas quais foram abordados diversos temas de relevância eclesial e pastoral. A reflexão foi sobre a dupla tarefa da Igreja de viver e testemunhar a comunhão dentro de si e promover a fraternidade no mundo. O magistério do Papa Francisco e os processos iniciados sob seu pontificado foram lembrados com gratidão, ressaltando a responsabilidade de continuá-los e protegê-los.

Que a Igreja não se feche em si mesma

Os temas da reflexão incluíram a colaboração e a solidariedade entre as Igrejas locais; o papel da Cúria em relação ao Papa; o serviço da Igreja e do Pontífice à causa da paz; e o valor da educação como ferramenta de transformação e esperança. Além disso, expressou-se o desejo de que o próximo Papa tenha um espírito profético, capaz de guiar uma Igreja que não se fecha em si mesma, mas sabe sair e levar luz a um mundo marcado pelo desespero.

Outros assuntos já abordados nos dias anteriores também foram revisitados, como a sinodalidade e a colegialidade, e o foco foi o mundo e a atenção que ele dá à Igreja. Há uma consciência de que a Igreja corre o risco de se tornar autorreferencial e perder sua relevância se não viver no mundo e com o mundo. Neste contexto, foi salientada a importância do diálogo ecumênico e da missão.

Atividades da próxima semana

Por fim, foi anunciado que as sessões de segunda-feira, 5, serão realizadas pela manhã, das 9h às 12h30, e à tarde, das 17h às 19h. Neste domingo, 4, os cardeais poderão celebrar a Missa em suas sedes titulares. Além disso, o Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Giovanni Battista Re, lembrou que a Basílica de São Pedro organiza o Rosário todos os sábados à noite, às 21h, durante o mês de maio.

Foi informado ainda que as obras de reforma da Casa Santa Marta, em estágio avançado, terminarão na segunda-feira. A entrada no local será permitida entre a noite de terça-feira, 6, e a manhã de quarta-feira, 7, antes da Missa pro eligendo Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo