PHN 25 ANOS

Busca pela santidade marcou início do Acampamento PHN

Evangelização dos jovens com o objetivo de convencê-los de que a santidade é possível foi principal impulso para surgir o “Por Hoje Não, Por Hoje Não Vou Mais Pecar”

Gabriel Fontana
Da Redação

Primeira edição do Acampamento PHN em novembro de 1998 / Foto: Arquivo TV Canção Nova

A Canção Nova celebra, em 2023, o jubileu de prata de uma de suas maiores marcas na evangelização: o PHN. Mais do que um acampamento ou um programa de TV, esse é um método que desafia todos a “Por Hoje Não mais pecar”. Um chamado que ardia no coração de um padre atuante no interior paulista e transbordou para alcançar milhões de pessoas em todo o mundo.

O fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, em sua caminhada missionária, se dedicou a anunciar a segunda vinda de Jesus Cristo e a necessidade da busca por uma vida de santidade. Contudo, um fato impactou toda a Comunidade e fortaleceu ainda mais essa vivência.

Em 1991, a missionária do núcleo, Isabel Cortez, faleceu. Ela foi a primeira integrante da comunidade a partir para a eternidade. Na Missa de corpo presente, o padre Jonas lançou um apelo aos seus filhos espirituais: “Daqui para frente, ou santos ou nada”!

“Por Hoje Não”

Também, naquela época, o padre Jonas Abib realizava algumas atividades junto a homens que integravam o Alcoólicos Anônimos. Neste contato, verificou uma mentalidade adotada pelos dependentes tanto da bebida quanto de outras drogas, resumida na frase “por hoje não vou dar o primeiro gole”.

Leia mais
.: “Comece pelos jovens”: PHN marca evangelização da juventude
.: Jovens testemunham cumprimento das promessas de Deus

Este pensamento sintetizava a ideia de que, para evitar cair na tentação do vício, era preciso lutar constantemente, evitando o menor contato com o “ponto fraco”: do bêbado, a bebida; do adicto, a droga; do pervertido, a sexualidade desregrada. O padre Jonas identificou então que esse lema poderia ser aplicado contra um mal ainda maior: o pecado.

Assim surgiu o “por hoje não vou mais pecar”: desafio a, dia após dia, lutar contra o pecado, oferecendo um recomeço a cada amanhecer. Então, o fundador da Comunidade Canção Nova começou a pregar este método de santificação. Enquanto isso, o Espírito Santo agia para também divulgar esta espiritualidade por um outro meio.

Abra-se à restauração

Em 1997, a banda Canção Nova havia sido encerrada recentemente. Um dos seus integrantes, que na época era missionário da Comunidade, Francisco José dos Santos, mais conhecido como Dunga, conta que, em maio daquele ano, um dos músicos lamentava junto a ele o término do grupo. Da conversa dos dois, surgiu o embrião de uma música no coração do Dunga. A partir das palavras de consolo proferidas, ele compôs a letra da música “Restauração”, que veio a se tornar um dos hinos da juventude católica.

Em um dos acampamentos de jovens realizados no ano seguinte, em 1998, o padre Jonas Abib e Dunga estiveram juntos e pregaram para a juventude sobre o “por hoje eu não vou mais pecar”. Ali, surgiu a marca PHN, com o significado “Por Hoje Não, Por Hoje Não Vou Mais Pecar”. Ela passou a ser amplamente difundida, desafiando a juventude (e, posteriormente, todos os cristãos) a buscar a santidade.

Padre Jonas Abib (à dir.) e Dunga (à esq.), na pregação “Por hoje não vou mais pecar” em 1998 / Foto: Arquivo TV Canção Nova

Atualmente à frente do PHN, o missionário da Comunidade Canção Nova, Pitter di Laura, recorda que assistiu à essa pregação pela televisão. Ele lembra do padre Jonas levantando esta nova bandeira e explica: “Por que ‘parar de pecar’? Porque eu posso chegar à santidade. Essa foi uma mudança de chave para mim como pessoa, como cristão, como jovem cristão, na época em que eu conheci o PHN”.

Viver a santidade no dia a dia

Ao anunciar uma vida de santidade, o PHN não só promoveu a conversão de muitas pessoas, mas também atraiu alguns jovens a viverem profundamente esta proposta, doando inteiramente sua vida. Um destes indivíduos é José de Rezende Júnior, atualmente missionário do núcleo da Comunidade Canção Nova.

Ele conta que participou do primeiro acampamento, em 1998, e embora já tivesse realizado seu encontro pessoal com Cristo, foi naquele momento em que sentiu o chamado a ser Canção Nova. “Posso dizer que esse chamado nasceu a partir do PHN, (…) e através do PHN eu fui trilhando um caminho de cura, restauração e santidade. Isso me ajudou muito a vivenciar a minha vocação e o meu chamado à Comunidade Canção Nova, para que assim eu pudesse dedicar a minha vida na missão de conquistar mais almas para Deus”, partilha.

Padre Jonas Abib pregando aos jovens durante primeiro Acampamento PHN em novembro de 1998 / Foto: Arquivo TV Canção Nova

Tempos depois, José foi convidado pelo padre Edimilson Lopes a participar dos encontros vocacionais. Por fim, ingressou na comunidade em julho de 2001, vivendo de vez a evangelização em prol da salvação das almas. “O PHN foi e continua sendo uma inspiração de Deus para tirar os jovens de tantos caminhos errados que o mundo oferece. O PHN é um programa de vida que ajuda o jovem a romper com o pecado dia por dia, um dia de cada vez”, ressalta José.

“O PHN é um programa de vida que ajuda o jovem a romper com o pecado dia por dia, um dia de cada vez.”
– José de Rezende, missionário

Pitter dá mais detalhes sobre essa vivência diária tão desafiadora. “O método é baseado em três pilares: parar de pecar, estado de graça (que o padre Jonas chama de “estado de PHN”) e vida transformada. Parando de pecar, você entra em uma vida sacramental e vive em estado de graça. Vivendo em estado de graça, você tem atitudes novas”, declara o missionário.

Obstáculos não impediram a evangelização

Aquela época foi marcada por grandes dificuldades enfrentadas pela comunidade e pela Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação e da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova. Ao organizar os acampamentos, muitos desafios surgiam, e pouca era a mão de obra disponível. As coisas não eram tão simples.

Figura especial na Canção Nova e missionário há décadas, tendo acompanhado o padre Jonas Abib praticamente desde o início da comunidade, José Campos, mais conhecido apenas como Campos, lembra do seu pai fundador agindo para organizar o acampamento para os jovens. “(O padre Jonas) reuniu todas as pessoas dos departamentos da Fundação João Paulo II e da comunidade para que realmente pudesse ter esse movimento e emplacar essa missão”, conta.

“Ele [padre Jonas] deu tudo de si, a cada ano que acontecia o PHN: o esmero dele, o zelo dele pelo apostolado, a intensidade que ele se dobrava e buscava escutar o que Deus tinha de profetismo para poder atrair, cativar, fecundar no jovem um novo modelo de santidade.”
– José Campos, missionário

Ele também relata que foi necessário organizar, conforme possível, uma grande estrutura para acolher tantos jovens que visitavam a chácara. “O que a gente pode ressaltar é a adesão dos jovens ao convite do Monsenhor Jonas. (…) Veio gente de todas as partes do Brasil, até mesmo do exterior, então houve todo um aparato”, afirma Campos.

Contudo, nunca faltou esforço. O missionário se recorda, com admiração, de como um padre que já tinha mais de 60 anos de idade se doava para os jovens. “Ele deu tudo de si, a cada ano que acontecia o PHN: o esmero dele, o zelo dele pelo apostolado, a intensidade que ele se dobrava e buscava escutar o que Deus tinha de profetismo para poder atrair, cativar, fecundar no jovem um novo modelo de santidade”, declara.

Uma juventude reunida pela santidade

Diante deste movimento, ainda em novembro de 1998, já foi organizado o primeiro Acampamento PHN. Seu tema foi “Deus levanta uma juventude PHN”, e contou com atrações como um show do cantor mexicano Martín Valverde. Desde então, o Acampamento PHN foi organizado regularmente pela Canção Nova: duas vezes por ano até 2007, e uma vez por ano a partir do ano seguinte.

Desde então, milhares de jovens se reúnem anualmente na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Todo esse movimento tornou o Acampamento PHN, segundo Pitter, o segundo maior encontro da juventude católica do mundo, atrás apenas da Jornada Mundial da Juventude.

A próxima edição do Acampamento PHN acontecerá entre os dias 12 e 16 de julho, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Serão cinco dias de Missas, pregações e shows para lembrar a todos que é possível viver uma vida de santidade. Basta que seja dado o primeiro passo: a tomada de uma firme decisão onde cada um diz, para si e para Deus, que “por hoje não, por hoje não vou mais pecar”. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo