ACORDO

Burkina Faso: “Uma frutífera colaboração”, afirma diretor das POM

Don Isidore Sola Nombrè, diretor nacional das POM em Burkina Faso, disse ainda que finalmente a Igreja se viu legalmente reconhecida

Da redação, com Agência Fides

“Estou muito feliz porque a Igreja viu sua personalidade jurídica reconhecida”, disse à Agência Fides P. Isidore Sola Nombrè, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias em Burkina Faso após a entrada em vigor do Acordo entre a Santa Sé e o Estado de Burkina Faso acerca do estatuto jurídico da Igreja Católica em Burkina Faso.

De acordo com o comunicado de imprensa enviado pela Sala de Imprensa do Vaticano “em 7 de setembro de 2020, o procedimento para a troca dos Instrumentos de Ratificação do Acordo entre a Santa Sé e o Estado de Burkina Faso foi concluído sobre o status legal da Igreja Católica em Burkina Faso, assinado no Vaticano em 12 de julho de 2019″.

“O referido Acordo — prossegue o comunicado enviado à imprensa — “entrou hoje [segunda-feira, 7] em vigor, seguindo o artigo 18, que garante à Igreja a possibilidade de cumprir a sua missão em Burkina Faso. Em particular, é reconhecida a personalidade jurídica pública da Igreja e de suas instituições”.

“Ainda não li o texto do acordo, apenas vi as informações divulgadas pela imprensa”, disse o Dom Isidoro, “mas gostaria de sublinhar a importância do reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja, graças à qual, por exemplo, você poderá se defender em juízo se e quando for necessário. Isso nos permitirá resolver vários problemas que temos encontrado durante nossas atividades”, reiterou.

“Outro ponto importante estabelecido pelo acordo é o princípio da colaboração entre Estado e Igreja que será muito frutífera”, continua o Diretor Nacional das POM do Burkina Faso. “Pensamos apenas na colaboração no campo da educação e da saúde. As escolas e os centros de saúde católicos podem agora ter apoio do Estado, permitindo que cada vez mais pessoas carenciadas tenham acesso a estes serviços”, frisa.

“Agradecemos ao Santo Padre e a todos os seus colaboradores por terem alcançado o acordo e também por nos terem dado um novo núncio que tomará posse nos próximos dias”, conclui padre Isidoro.

O novo Núncio Apostólico nomeado pelo Papa Francisco em 1º de fevereiro é o Mons. Michael Francis Crotty.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo