Apelo dos bispos haitianos foi divulgado em mensagem conjunta de Natal
Da redação, com Celam
Os bispos haitianos exortaram a comunidade internacional a unir forças para a reconstrução do país caribenho. O Haiti foi assolado por fortes acontecimentos políticos e também pela devastação da natureza.
Eles perguntaram em sua mensagem de Natal: “Você não deveria desafiar a consciência daqueles que têm responsabilidades na comunidade internacional e levá-los a trabalhar incansavelmente para nos ajudar a curar esta ferida e promover o respeito pelos direitos universais?”.
Os prelados também questionaram aos políticos locais: “Você também não está mais preocupado do que nunca com essa situação caótica e catastrófica que não dá sinais de desaceleração?”.
Pedido de socorro
Diante de todos os acontecimentos, desde o assassinato de Jovenel Moïse até o terremoto de 14 de agosto, os bispos expressaram que não são indiferentes “aos trágicos acontecimentos dos últimos meses”.
É por isso que eles aproveitaram a oportunidade para lançar este pedido de socorro aos líderes mundiais e às autoridades eleitas locais para encontrarem uma saída do estado de angústia institucional e social que ameaça a estabilidade do país.
“Ao mostrar nossa solidariedade com a dor de todos aqueles que são vítimas de sequestros, estupros e violências de todos os tipos, confiamos à misericórdia de Deus as almas de nossos irmãos e irmãs inocentes que foram atingidos pelas balas de grupos fortemente armados”, lamentaram.