Comissão da CNBB pede que se promova, neste domingo, 13, uma prece pela não aprovação da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação
Da Redação, com CNBB
A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma carta ao episcopado brasileiro. No documento, é pedido que seja feita uma prece em favor da vida de “milhares de pequeninos inocentes”, rogando a Deus pela não aprovação de um pedido de descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação em via de possível julgamento próximo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Trata-se da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n. 442, que pede a descriminalização do aborto no Brasil até a 12ª semana de gestação. Ela foi apresentada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), em 8 de março de 2017, alegando que o aborto ser considerado um crime “fere o planejamento familiar e não garante às mulheres autonomia do direito de interromper a gestação sem necessidade de permissão do Estado”.
Diante disso, a Comissão para a Vida e a Família pediu, por meio da carta publicada, que, “nas missas do segundo domingo do mês de agosto, que marca a abertura da Semana Nacional da Família, seja feita uma prece em favor da vida de milhares de pequeninos inocentes, rogando pela não aprovação da ADPF 442. Para enfatizar ainda mais a relevância desse momento, solicitamos também que seja rezada, antes da bênção final, a Oração do Nascituro”. Desta forma, a prece está marcada para este domingo, 13.
O órgão da CNBB justifica seu apelo por considerar que, “em fidelidade ao Evangelho, cabe-nos defender a vida humana (…) desde a concepção até a morte natural”. A carta é assinada pelo presidente da comissão e bispo de Campo Mourão (PR), Dom Bruno Elizeu Versari, e pelos seus outros integrantes, o bispo de Barreiras (BA), Dom Moacir Silva Arantes, e o bispo auxiliar de Curitiba (PR), Dom Reginei José Modolo.
A CNBB também disponibilizou uma contextualização sobre a ADF 442, que pode ser acessada clicando aqui. Para ler a carta na íntegra, clique aqui. Por fim, confira a seguir a Oração do Nascituro:
Oração do Nascituro
Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais
e todas as pessoas que cuidam da vida
desde o seu início, até o fim.
Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Daí às pessoas e às famílias o pão de cada dia,
a luz da fé e do amor fraterno.
Nossa Senhora Aparecida,
intercedei por nossos nascituros,
nossas crianças, nossos jovens,
nossos adultos e nossos idosos,
para que tenham vida plena em Jesus,
que ofereceu sua vida em favor de todos.
Amém!
Sugestão de prece para oração da assembleia:
Está tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF) a ADPF 442 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) que tem como objetivo descriminalizar quem provoca ou consente com o aborto. Os deputados, representantes do povo, disseram não ao aborto, porém há uma força muito forte para que o STF paute este assunto para descriminalizar o aborto.
Rezemos por aqueles que têm a missão de promover e defender a vida, para que não se deixem intimidar pelo poder da morte e por ideologias de exploração dos mais vulneráveis. Rezemos ao Senhor.