Bispos exortam o Conselho da UE a renovar esforços pela paz na Ucrânia

A Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia lançou um forte apelo aos líderes europeus

Da Redação, com Vatican News

Escola bombardeada em Zhytomyr, em 4 de março de 2022 / Foto: CNA Images

Nesta sexta-feira, 17, a Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece), para as Relações Exteriores da UE, fez um apelo pela Ucrânia.  A declaração divulgada encorajou os líderes a “renovar os seus esforços pela paz na Ucrânia, e a implementar um processo credível de alargamento da UE”. Os dirigentes devem se reunir nos dias 23 e 24 de junho para o Conselho Europeu.

Não cessem os esforços para acabar com a guerra 

Num momento em que o mundo está vivendo grandes mudanças geopolíticas, aceleradas pela invasão militar russa da Ucrânia, a Comece fez um apelo à União Europeia.

O pedido consistia em compreender plenamente a importância do seu papel “em oferecer uma visão estratégica renovada para a estabilidade, justiça e paz no continente europeu e no mundo”.

O presidente da Comece para Assuntos Exteriores da UE, Dom Rimantas Norvila, exortou a União Europeia “a não cessar seus esforços para o fim da guerra, com uma Ucrânia livre, segura e independente dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas”.

Para ele, a agressão russa contra a Ucrânia “não só trouxe um sofrimento humano horrível ao país e seu povo, mas também abalou a ordem de segurança global”.

Uma nova arquitetura de paz 

Louvando a assistência sem precedentes prestada até agora pela União Europeia e seus Estados membros à Ucrânia e seu povo, a Comissão das Conferências Episcopais lembrou que a paz duradoura só será possível com base num acordo negociado.

O acordo prevê o direito da Ucrânia à legítima autodefesa, de acordo com os princípios do direito internacional, e será possível promovendo a construção de uma nova arquitetura de paz na Europa e no mundo.

Para esse fim, a declaração convida os líderes europeus a desenvolverem uma estratégia de paz abrangente, incentivando os Estados-Membros da UE a se envolverem de forma responsável e cooperativa em questões de segurança.

Dessa forma, seriam desenvolvido os meios adequados de defesa e garantindo, ao mesmo tempo, um controle público rigoroso do cumprimento dos princípios de proporcionalidade, respeito aos direitos humanos, direito internacional e padrões éticos.

Os participantes do Conselho Europeu também são chamados a promover parcerias multilaterais para enfrentar adequadamente os desafios regionais e globais. E promover assim uma transformação das relações internacionais em direção a uma verdadeira comunidade global. 

Alargamento da UE

A próxima reunião do Conselho Europeu deverá finalmente discutir as perspectivas futuras de adesão dos países que solicitaram a adesão à UE. 

A esse respeito, a Comece solicita a renovação e implementação de um processo de alargamento da UE confiável.

Solicita também a inclusão da abertura de negociações de adesão com a Albânia e a Macedônia do Norte e a concessão do status de candidato à Ucrânia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo