Em vídeo

Bispo de Petrópolis fala da decisão judicial sobre fechamento das igrejas

Dom Gregório lembra que a atividade religiosa é reconhecida como essencial pela legislação vigente

Da Redação, com Diocese de Petrópolis

O bispo da diocese de Petrópolis (RJ), Dom Gregório Paixão, OSB, se manifestou com relação à determinação judicial pela qual a prefeitura da cidade foi intimada a adotar medidas fechando as portas das igrejas, dos templos religiosos e de outras instituições no município.

“Para nós cristãos, essa decisão judicial nos causou profunda chaga por ter sido proferida exatamente na semana sagrada do Natal”, diz o bispo logo no início do vídeo disponibilizado no canal no YouTube da Pascom Diocese de Petrópolis, nesta terça-feira, 22 (veja a íntegra ao fim do texto).

O despacho/decisão judicial é datado de 17 de dezembro de 2020, está publicado no site da prefeitura de Petrópolis e responde ao pedido feito pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual. Confira aqui a íntegra do documento com as exposições que levaram ao deferimento parcial do pedido.

O bispo enfatiza que, desde o início da pandemia, a Igreja tem seguido todas as determinações do governo federal, estadual e municipal. “Basta visitar nossas igrejas para facilmente ser constatado que fizemos o que nos foi prescrito: uso de máscara, uso de álcool gel, distanciamento social e aferição de temperatura. Proibimos, portanto, todo tipo de aglomeração. Os prédios das igrejas são continuamente higienizados”, explica.

Dom Gregório destaca ainda todo o trabalho de auxílio prestado pela Igreja local no combate à pandemia, tanto espiritual quanto material. “Trabalhamos com muito afinco no combate ao vírus. Nossos protocolos, inclusive, se tornaram referência para outros segmentos da sociedade”.

“Deixo aqui minha palavra de profunda indignação e de protesto. Lutaremos, pelas vias adequadas, pelos nossos direitos. Lembro que a atividade religiosa é reconhecida como atividade essencial pela legislação vigente e se enquadra como garantia constitucional do cidadão”, afirma.

Apoio do Regional Leste 1 da CNBB

Os bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestaram apoio a Dom Gregório.

“Sendo a assistência religiosa um serviço essencial, garantido por lei, nossas Arquidioceses e Dioceses, neste tempo de pandemia, procuraram adaptar seus espaços de culto, seguindo as normas das autoridades sanitárias, a fim de garantir ambientes seguros aos fiéis”, destacam os bispos do Regional.

“Unimo-nos à manifestação de Dom Gregório Paixão e nos solidarizamos a ele e a todos os seus diocesanos, pedindo que seja revogada essa decisão”, concluem.

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo