Nomeação

Bispo coreano é o novo prefeito da Congregação para o Clero

Dom Lazarus You Heung-sik recebeu o Papa durante a viagem apostólica à Coreia do Sul em 2014

Da Redação, com Vatican News

Dom Lazarus You Heung-sik em coletiva no Vaticano em 2018 sobre trabalhos do Sínodo dos Bispos / Foto: Reprodução Youtube Vatican News

O Papa Francisco nomeou prefeito da Congregação para o Clero o bispo de Daejeon, na Coréia do Sul, Dom Lazarus You Heung-sik, 69 anos. Ele sucede o Cardeal Beniamino Stella, cuja renúncia foi aceita pelo Pontífice por motivo de idade. O novo prefeito conhece o Papa e o recebeu em sua diocese durante a viagem de Francisco à Coréia do Sul, em agosto de 2014.

Nascido em 1951 e ordenado sacerdote pela diocese de Daejeon, Dom Lazarus You Heung-sik tornou-se coadjutor na mesma diocese em 2003. Dois anos mais tarde, assumiu seu governo pastoral. O novo prefeito foi o chefe do Comitê para a Paz da Conferência Episcopal Coreana e visitou a Coréia do Norte quatro vezes.

A nomeação de um bispo coreano para a Congregação para o Clero segue a do Cardeal Luis Antonio Tagle à frente da Congregação para a Evangelização dos Povos. Testemunha, assim, a atenção do Papa Francisco para com o continente asiático.

Visita apostólica

Dias atrás, o bispo de Mondovì, Dom Egidio Miragoli, havia anunciado em carta ao clero de sua diocese que havia recebido do Pontífice o encargo de “fazer uma visita, em seu nome, à Congregação para o Clero”, na véspera do anúncio da mudança na liderança do Dicastério.

A visita segue a do arcebispo Claudio Maniago à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, após a aceitação da renúncia do cardeal guineano Robert Sarah. É muito provável que esta seja a prática adotada de agora em diante pelo Papa Francisco também para os outros Dicastérios quando o responsável for substituído.

A nomeação para o Clero estava sendo aguardada há bastante tempo. O atual prefeito, o Cardeal Beniamino Stella, está para completar oitenta anos em 18 de agosto próximo. Núncio apostólico e depois presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica, Stella havia sido nomeado para o Clero em setembro de 2013, poucos meses após a eleição do novo Papa.

Francisco estabeleceu que o cardeal Stella “permaneça responsável” pela Congregação “até a tomada de posse do novo prefeito”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo