NA CHINA

Bispo consagrado para diocese chinesa criada pelo Papa

Joseph Wang Zhengui recebeu a consagração episcopal, tornando-se o primeiro bispo da nova diocese de Zhangjiako, criado dois meses atrás por Leão XIV

Da redação, com Vatican News

As dioceses de Xuanhua e Xiwanzi foram suprimidas pela nova diocese de Zhangjiakou / Foto: Yifei Wong por Unsplash

A consagração episcopal do Reverendo Joseph Wang Zhengui, na quarta-feira, 10, marca a conclusão de um processo de modificação territorial eclesiástica iniciado há dois meses pelo Papa Leão XIV.

“Com o desejo de promover o cuidado pastoral do rebanho do Senhor e atender mais eficazmente ao seu bem espiritual”, explica um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, “em 8 de julho de 2025, o Sumo Pontífice Leão XIV decidiu suprimir as dioceses de Xuanhua e Xiwanzi, na China Continental, erigidas em 11 de abril de 1946 pelo Papa Pio XII, e, ao mesmo tempo, erigir a nova diocese de Zhangjiakou, sufragânea de Pequim, com sede episcopal na Igreja Catedral de Zhangjiakou”.

Na mesma data, o Papa Leão XIV nomeou o Padre Wang Zhengui Bispo de Zhangjiakou, “tendo aprovado a candidatura no âmbito do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China”, segundo o comunicado da Sala de Imprensa.

O novo bispo

Dom Joseph Wang Zhengui nasceu em 19 de novembro de 1962. De 1984 a 1988, frequentou o seminário provincial de Hebei. Nos dois anos seguintes, realizou um estágio pastoral na paróquia de Qujiazhuang.

Em 24 de maio de 1990, foi ordenado sacerdote pela diocese de Xianxian, onde foi designado para a mesma paróquia, da qual foi nomeado pároco em 1991. Posteriormente, exerceu seu ministério na diocese de Xuanhua.

A nova diocese

Com a supressão das dioceses de Xuanhua e Xiwanzi, a nova diocese de Zhangjiakou tem uma área total de 36.357 km² e uma população de 4.032.600 habitantes, dos quais aproximadamente 85.000 são católicos, com 89 sacerdotes.

Os limites eclesiásticos da nova diocese, segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, incluirão as seguintes áreas: distritos de Xuanhua, Qiaodong, Xiahuayuan, Chongli, Qiaoxi e Wanquan; e os condados de Chicheng, Huailai, Zhuolu, Weixian, Yangyuan, Huai’an, Shangyi, Zhangbei, Guyuan e Kangbao.

Dessa forma, o território da nova diocese se adapta ao da cidade de Zhangjiakou, de onde deriva seu nome.

Enquanto isso, o distrito de Yanqing foi incorporado à Arquidiocese de Pequim, enquanto a cidade de Xilinguolemeng foi incorporada à Diocese de Jining.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo