Administrador apostólico da diocese de Pemba participou da 83ª Assembleia dos Bispos do Estado de São Paulo, que terminou hoje
Da Redação, com Regional Sul 1 CNBB
O administrador apostólico da diocese de Pemba, na África, Dom Antonio Juliasse Ferreira Sandramo, participou da 83ª Assembleia dos Bispos do Estado de São Paulo nesta quinta-feira, 10. O bispo falou durante o último período da reunião, que terminou na hora do almoço.
A diocese africana recebe a ajuda pastoral e humanitária do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio de projeto missionário. Nesta manhã, os participantes da assembleia, realizada on-line, conheceram a realidade social na diocese, marcada por conflitos e ameaças terroristas.
“Que a presença da Igreja seja um testemunho do diálogo e bom entendimento entre os povos em meio aos conflitos”. Quem afirmou foi o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer. Ele destacou a unidade solidária por parte das dioceses paulistas.
Cardeal Scherer esteve em visita missionária a Pemba em 2019. Ele ressaltou a união do Regional Sul 1, em oração e solidariedade, ao povo sofrido pela violência no território africano.
Leia também
.: Cardeal brasileiro inaugura duas obras sociais em Moçambique
Ameaças do terrorismo
Dom Antonio Juliasse falou sobre a importância do auxílio das arquidioceses e dioceses paulistas. Ele agradeceu pela colaboração missionária brasileira, que se identificou com a realidade de Pemba por meio da Caritas.
O bispo explicou que ele, o clero, os missionários e os habitantes locais vivem uma insegurança contínua pelas ameaças de terrorismo. O cotidiano das pessoas é incerto e os missionários “vivenciam a fé por meio da dimensão do martírio”.
Leia também
.: Igreja denuncia ameaças de extremistas islâmicos em Cabo Delgado
Atualmente, o projeto conta com oito missionários, que apesar dos perigos, desejam permanecer na missão. A cooperação missionária entre a diocese de Pemba e o Regional Sul 1 pode ser ampliada, pois alguns bispos também se dispuseram a acolher seminaristas de Pemba. Dom Antônio agradeceu a oferta e ficou de discernir a questão com o seu clero.
Sobre a Assembleia
A 83ª edição da Assembleia dos Bispos do Estado de São Paulo começou ontem com o tema “Sinodalidade, Comunhão e Missão”. Realizada de forma on-line, reuniu cerca de 100 participantes.
Na tarde de ontem, os bispos refletiram sobre a 6ª Semana Social Brasileira (SSB) que tem como tema “Mutirão pela vida: Por Terra, Teto e Trabalho”. O momento de formação e conscientização foi conduzido pelo bispo referencial da SSB no Estado, Dom José Reginaldo Andrietta, bispo de Jales. Participaram ainda os articuladores responsáveis pela motivação nas sub-regiões pastorais.
O encontro de hoje terminou com reflexões de algumas pastorais, comissões e organismos de trabalho do Regional.