Maio

Basílica Vaticana divulga programação especial para o Mês Mariano

Serão realizadas, durante este mês de maio, uma homenagem a Maria, além de momentos especiais de oração e procissões de velas

Da redação, com Vatican News

Foto: Canção Nova Roma

O mês de maio chegou, e as comemorações marianas estão sendo preparadas de forma especial pelo Vicariato do Vaticano e a Paróquia de São Pedro. Neste mês em que a Igreja se dedica de modo especial a Virgem Maria, uma série de eventos estão sendo organizados.

Um comunicado do Departamento de Comunicação da “Fabbrica di San Pietro”, o órgão que administra a Basílica, informa que todas as quartas-feiras do mês, a partir das 16h, será rezada uma oração itinerante que partirá do átrio da Basílica e tocará as principais representações dedicadas à Virgem Maria. A oração será concluída às 17h com a celebração da missa.

Além disso, todos os sábados à noite, das 21h às 22h, será realizada uma procissão de velas com a reprodução da imagem da “Mater Ecclesiae” na Praça São Pedro, acompanhada pela oração do Terço conduzida pelo Cardeal Angelo Comastri.

Título mariano na Basílica de São Pedro

Na Basílica de São Pedro, a Virgem Maria é venerada com o título especial de “Mater Ecclesiae”. A “Mater Ecclesiae” está representada em uma coluna da antiga basílica de Constantinopla. Esta foi sua denominação antes de São Paulo VI lhe dar o novo título para a Basílica de São Pedro e para a Igreja universal.

A liturgia chama os apóstolos de Cristo de “pilar e fundamento” da Igreja, referindo-se à visão da Jerusalém celestial descrita no Apocalipse.

São João Paulo II, em 1981, poucos meses após o atentado, abençoou o mosaico inspirado na “Mater Ecclesiae”, expressando o desejo “de que todos aqueles que vêm à Praça de São Pedro levantem seus olhos para ela, para dirigir-lhe suas saudações e orações com sentimentos de confiança filial”.

O caminho sinodal, inaugurado há alguns meses pelo Papa Francisco, identifica a “Mater Ecclesiae” como uma inspiração para a Igreja que, no Espírito, renova o entusiasmo e o zelo missionário dos apóstolos, e como uma ajuda e modelo para caminhar juntos seguindo Cristo, como ela mesma indica no Evangelho “fazei tudo o que ele vos disser”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo