Semana da mulher

Autores enaltecem valor da mulher e ressaltam exemplos da Bíblia

Para Ângela Chineze e Prado Flores, as mulheres da Bíblia podem ajudar a mulher a encontrar a sua verdadeira essência

Mulher em oração / Foto: Freepik.com

Mauriceia Silva
Da Redação

A mulher não precisa competir com o homem ou até mesmo ser igualada, pois cada uma tem um dom único. Quem afirma é a autora Ângela Chineze que, junto com o também autor Prado Flores, lançou neste mês de março, em que se celebra o Dia da Mulher, o livro “Mulheres da Bíblia”. 

“Não é necessário igualá-la ao homem porque endossa seu próprio perfil. Obviamente deve ser tratada com a mesma dignidade, porém eles não são iguais; cada um ostenta o seu próprio valor, e igualá-la ao homem seria perder sua própria identidade. Ela era, é e será ela mesma, simplesmente. 

Para o pregador internacional e escritor de 53 livros, Prado Flores, cada ser humano é único e Deus trata cada um de acordo com sua própria história. Quando se diz, explica, que o pastor conhece as suas ovelhas, significa que conhece sua vida, suas feridas, seus sonhos, conhece as pessoas como são, e ele trata cada uma diferente. 

Dignidade da mulher, papel e missão

Ângela destaca no livro a dignidade pessoal existente em cada mulher. Seu papel e missão são tão sublimes quanto insubstituíveis, afirma. Uma informação que deixa isso mais claro é a de que, no Evangelho, Jesus revela a verdadeira dimensão da mulher. Sem entrar em uma defesa feminista, classifica-a como parte essencial na História da Salvação.

“Sim, no Antigo Testamento, Deus começa a romper esses moldes tradicionais da cultura oriental. O papel da mulher é sublime. Se o movimento feminista confunde as mulheres, o Evangelho revela o seu verdadeiro e insubstituível papel. Não é um movimento que deve transformar o papel da mulher, mas Aquele que se revelou como Caminho, Verdade e Vida.” 

A autora afirma ainda que ninguém continua sendo a mesma pessoa depois de um encontro com Jesus. “As mulheres que tiveram uma relação com Jesus, que olharam em seus olhos, que escutaram a sua voz, que viram os seus milagres, que caminharam com Ele ou que ouviram as suas pregações, são testemunhas disso. Jesus conhecia suas dores, angústias, sonhos e desejos mais profundos; e, não somente conhecia, mas fazia com que elas enxergassem a sua própria essência e para que vieram neste mundo”.

Ângela frisa que o encontro dessas mulheres com Jesus transformava suas vidas para sempre. E hoje, a mulher que se abre a esta experiência de amor com Jesus encontra o seu valor, porque é valorizada e amada por Jesus, que é o mesmo ontem, hoje e sempre, acrescenta. 

Exemplos na Bíblia

Prado Flores complementa este pensamento elucidando alguns exemplos bíblicos. “Há uma mulher no evangelho de São Lucas (e São Lucas é um especialista ao valorizar a mulher) que diz que estava encurvada, que tinha 18 anos olhando para o chão, estava na parte de trás da Sinagoga e primeiro Jesus a vê, não é ela que vê Jesus. É Jesus quem olha pra ela atrás, no fundo da Sinagoga.  Essa mulher para mim é extraordinária porque rompe paradigmas e é a primeira que eu vejo no evangelho que vai dar um ensinamento junto a Jesus. Sendo curada, se levantando, porque Deus nos quer de joelhos às vezes, mas não olhando para o chão e sim para cima olhando de frente e essa foi a cura dessa mulher”.

A mãe de Jesus contribuiu de modo ímpar na história da salvação, e vem ser o modelo por excelência a ser imitado pelas mulheres. Para Prado Flores não se trata apenas de imitar a Maria. “Maria foi ela mesma dona de sua identidade, soube se respeitar, soube encontrar o seu lugar. Cada lugar há uma orquestra diferente, diferentes instrumentos,  e é isso, somos chamados cada um encontrar nosso próprio instrumento nessa orquestra. É nesse sentido que eu digo que podemos imitar a Maria, não para ser como ela e sim para ser assim como ela foi ela mesma diante do plano de Deus”.

Fé, determinação, sabedoria

Ainda segundo Ângela, as mulheres da Bíblia podem ajudar a mulher a buscar a sua essência. Muitas delas possuem uma beleza e uma força interior que são exemplos de fé, determinação e sabedoria. “O papel que tiveram e a forma como mudaram uma realidade nos convida a refletir não somente sobre a missão que Deus confiou a cada uma de nós, mulheres, mas quem somos e qual o propósito Dele para nós neste mundo. Quando lemos a vida dessas mulheres, temos a oportunidade de reavaliar as nossas e qual legado queremos (e podemos) deixar neste mundo.” afirma a autora. 

Ângela acrescenta que as mulheres da Bíblia têm um papel essencial, onde podem mostrar às mulheres quem de fato elas são e como vencer seus desafios. Ela cita outro exemplo, também tirado das Sagradas Escrituras: uma mulher samaritana.

“O Mestre não tinha pressa e sentou-se em um poço, para dar àquela frágil e ferida mulher a força do Alto para vencer todo o cansaço, curar suas feridas e oferecer uma vida nova. Aquela samaritana foi amada de forma desinteressada; foi perdoada incondicionalmente; foi valorizada como nunca havia sido e foi convidada a mudar de vida. Por isso é capaz de amar, deixar o seu cântaro e vencer tantos desafios.”, concluiu. 

Sobre o livro

O livro Mulheres da Bíblia, escrito por José Prado Flores e Ângela M. Chineze, é um lançamento da Loja Canção Nova e pode ser adquirido na loja virtual ou loja física. O livro relata a vida de 57 mulheres que deixaram uma marca na história.  Os autores também apresentam a relação de Jesus com algumas mulheres e ressalta a obra divina na vida delas. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo