REUNIÃO

Assembleia das POM define atualização de Programa Missionário Nacional

A sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) acolheu em Brasília Bispos Referenciais da Ação Missionária, Coordenadores de Conselhos Missionários Regionais e Representantes de Organismos Missionários

Da redação, com CNBB

Arte oficial para o Mês Missionário / Foto: POM

A sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília (DF), acolheu nos dias 15 a 17 de março a Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA). O encontro reuniu os Bispos Referenciais da Ação Missionária, Coordenadores de Conselhos Missionários Regionais e Representantes de Organismos Missionários que integram o COMINA.

Dom Maurício Jardim, Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, deu abertura ao encontro, esclarecendo os objetivos desta assembleia: Ampliar e dinamizar o ver, o iluminar e o agir do Programa Missionário Nacional; Apresentar algumas diretrizes gerais para vida missionária da Igreja do Brasil; e produzir diretrizes específicas a partir de cada prioridade do Programa Missionário Nacional.

Olhar para a realidade

Para iniciar o aprofundamento e atualização do Programa Missionário Nacional (PMN), a assembleia propôs uma análise da conjuntura eclesial, com a assessoria do padre Jânison de Sá, subsecretário de Pastoral da CNBB e membro do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ).

Padre Jânison alertou durante sua exposição que “A religião não desapareceu das sociedades contemporâneas, mas passou para um outro lugar sociocultural”. Segundo o estudo do INAPAZ, “a capacidade do catolicismo brasileiro de ajudar a plasmar valores para o conjunto da vida, já não possui o mesmo fôlego que teve em outras épocas”.

Arte oficial

Foi divulgada também a arte oficial que vai animar o mês missionário em toda a Igreja no Brasil e que terá o lema “Ide, convidai a todos para o banquete”, frase inspirada no texto de Mateus 22,9 e escolhida pelo Papa Francisco. O tema será “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, nos fazendo permanecer em comunhão com a Igreja da América que se prepara para viver o 6º Congresso Missionário Americano, o CAM6, em novembro deste ano, em Porto Rico.

Dia Mundial das Missões

Uma das iniciativas mais emblemáticas das Pontifícias Obras Missionárias é o Dia Mundial das Missões, que neste ano acontece nos dias 19 e 20 de outubro. No Brasil, foi assumida a Campanha Missionária durante o mês de outubro e que tem como objetivo principal conscientizar os fiéis sobre a importância da missão na Igreja e angariar recursos para apoiar os esforços missionários em diferentes partes do mundo.

Por meio da Campanha Missionária e de outras iniciativas, as Pontifícias Obras Missionárias reafirmam o compromisso da Igreja Católica com a missão evangelizadora, inspirando os fiéis a se engajarem ativamente na difusão do Evangelho e na construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo