Jovem que se identificou como Marcos Batista disse ser sacerdote durante passagem por Salvador; Em Brasília, ata de Ordenação Diaconal falsa foi apresentada
Da redação, com Arquidiocese de Brasília e Arquidiocese de São Salvador da Bahia
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia (BA) emitiu uma nota nesta quinta-feira, 4, alertando sobre um falso padre que esteve na capital baiana. O rapaz, que se identificou como Marcos Antônio Oliveira Batista, também foi denunciado pela Arquidiocese de Brasília (DF). Esta última emitiu uma nota na quarta-feira, 3, informando que, no local, o jovem dizia ser diácono.
Em Brasília, Marcos chegou a apresentar uma ata de Ordenação Diaconal falsa. “Nem Dom Paulo Cezar Costa (arcebispo de Brasília), ou alguma autoridade eclesiástica supostamente envolvida, não têm conhecimento de qualquer oficialidade para a realização deste Sacramento da Ordem no território da Arquidiocese de Brasília e sequer existem as legítimas cartas dimissórias de tal pessoa”, lê-se na nota.
A Sé Primacial do Brasil informou que também desconhece o indivíduo mencionado e reforçou o apoio à nota da Arquidiocese de Brasília. O pedido foi para que o povo de Deus de Salvador redobre a atenção e sempre procure a Igreja para obter informações confiáveis.
Verdade e transparência
Na nota, a Arquidiocese de Brasília fez questão de ressaltar seu compromisso com a verdade e a transparência em suas práticas e sacramentos.
“Desconhecemos qualquer ligação com o indivíduo mencionado e estamos tomando as medidas necessárias para corrigir as informações falsas e preservar a integridade de nossa comunidade. Pedimos que qualquer informação que possa contribuir para o esclarecimento deste caso seja direcionada à Arquidiocese, através do telefone 61 3213-3333”, concluiu a arquidiocese.