Inscrições abertas

Arquidiocese de Salvador realiza Concurso de Presépios 2020

Inscrições para o concurso devem ser realizadas até o dia 15 de dezembro de 2020; Vencedores serão divulgados no dia 18 de dezembro

Da redação, com Arquidiocese de Salvador

Presépio faz parte da decoração de Natal das casas de muitos católicos /Foto: Stephanie Klepacki via Unsplash

Para celebrar o nascimento do Menino Jesus, a Arquidiocese de Salvador, por meio da Pastoral da Comunicação (Pascom), realizará o Concurso de Presépios 2020. A iniciativa visa, mais uma vez, animar as famílias, comunidades, instituições e lojistas a montarem presépios, dando destaque ao verdadeiro sentido do Natal.

O presépio é a representação do nascimento de Jesus e foi montado pela primeira vez em 1223, por São Francisco de Assis. Neste ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o santo celebrou na floresta de Greccio, para onde mandou transportar as imagens do Menino Jesus, de Maria e José, uma manjedoura, um boi e um burro, e utilizou essa dinâmica para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.

O costume espalhou-se entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos.

Leia mais
.: “Admirável sinal” é a nova Carta Apostólica do Papa sobre o presépio
.: Carta apostólica do Papa sobre o significado e o valor do Presépio

Foi já no século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo. Também na Bahia a tradição é grande, como herança da história cristã e católica.

Regulamento do concurso

O Concurso de Presépios é parte integrante do “Projeto Salvador, Cidade Natal do Brasil” e tem por finalidade estimular a construção de presépios, despertando a criatividade e a memória das tradições populares do Natal.

São objetivos do concurso: promover a confecção de presépios; resgatar a cultura popular do Natal, por meio da confecção de presépios Natalinos; valorizar as técnicas artesanais e artísticas locais na construção do presépio.

Os presépios serão avaliados nas seguintes categorias: 1. Residencial – Para presépios montados em residências; 2. Paroquial – Para presépios montados em Igrejas (paróquias, comunidades e capelas); 3. Institucional – Para presépios montados em instituições como casas comerciais, faculdades, escolas, shoppings, supermercados e outros.

Este ano não há uma temática específica, ficando a critério dos participantes, mas para aqueles que concorrerem nas categorias Residencial e Paroquial, o trabalho deverá contemplar os seguintes personagens tradicionalmente reconhecidos como fundamentais pela cultura popular: Menino Jesus, Virgem Maria, São José, os três Reis Magos e animais.

Já a categoria Institucional deverá contemplar, obrigatoriamente, os seguintes personagens: Menino Jesus, São José e Maria.

Inscrições

As inscrições para o Concurso de Presépios – Edição 2020 – acontecem no período de 1º a 15 de dezembro de 2020. As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados. Para participar é necessário enviar um e-mail para contato@arquidiocesesalvador.org.br com o nome completo, endereço e telefone da pessoa responsável pelo presépio, além de dizer a categoria (Residencial, Paroquial ou Institucional).

No assunto do e-mail deve estar escrito “Concurso de Presépios 2020”. Devem ser anexadas, obrigatoriamente, três fotos do presépio inscrito. É importante salientar que as fotografias enviadas não poderão conter quaisquer informações que identifiquem o autor do presépio, como por exemplo: nome, imagem ou logomarcas.

O presépio deve ficar montado até o dia 06 de janeiro de 2021. Para cada categoria, só será aceita a inscrição de um presépio por concorrente. Só serão aceitas inscrições de presépios instalados em residências, comunidades e instituições, situadas nas cidades que compõem a Arquidiocese de São Salvador da Bahia (Itaparica, Lauro de Freitas, Salinas da Margarida, Salvador e Vera Cruz).

Fases do concurso

As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de dezembro de 2020; Após a data será realizada uma reunião da Comissão Julgadora para análise e classificação final dos Presépios. No dia 18 de dezembro será acontecerá a divulgação do resultado no site da Arquidiocese de Salvador (www.arquidiocesesalvador.org.br).

A Pastoral da Comunicação entrará em contato com os contemplados para informar o dia e a hora da entrega da premiação. Compete à Comissão Julgadora: julgar técnica e artisticamente os presépios inscritos, indicando os 02 (dois) melhores classificados por categoria. Cada presépio será avaliado considerando-se os seguintes quesitos: apresentação, materiais utilizados, utilização dos personagens, criatividade e originalidade, que serão pontuados, cada um deles, de 0 a 10.

Premiação

A Premiação será realizada em data e horário que serão informados aos vencedores pela Pascom, A Comissão Julgadora poderá outorgar, a seu critério, 1 (um) troféu honorífico a alguma paróquia, instituição ou pessoa que monte presépios, inscrito ou não no concurso. Ao se inscrever no concurso, o inscrito automaticamente aceita o regulamento, liberando a exploração do uso de imagem por parte da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sem direito a indenizações de qualquer natureza. Todo e qualquer bem de titularidade de terceiros é protegido pela legislação de direitos autorais, como por exemplo: uso de imagens, de decoração etc. e é de inteira responsabilidade do participante. Os casos omissos serão avaliados e resolvidos pela Comissão organizadora e julgadora. As dúvidas poderão ser dirimidas pelo e-mail: contato@arquidiocesesalvador.org.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo