Cenário de tensões

Arcebispo de Erbil, no Iraque, alerta sobre êxodo dos cristãos

O mundo não deve ignorar a ameaça sobre as minorias religiosas nas regiões onde, historicamente, sempre viveram, diz Dom Warda

Da Redação, com Fundação AIS – ACN Portugal

O mundo não deve ignorar a ameaça que se faz sentir sobre as minorias religiosas – Cristãos e Yazidis – nas regiões onde, historicamente, sempre viveram. O alerta é do arcebispo católico caldeu de Erbil, Dom Bashar Warda, que, em declarações à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), refere a existência de conflitos e a falta de segurança como elementos que podem propiciar “o início de um êxodo”.

Falando à AIS no seguimento da intervenção militar turca no nordeste da Síria, e temendo as implicações que essa ação possa vir a ter a nível humanitário no próprio Iraque, o prelado deixou um aviso à comunidade internacional para olhar com atenção para “a complexa situação” que se vive na região.

Referindo-se, explicitamente, à chamada Planície de Nínive, no Iraque, berço histórico da comunidade cristã, Dom Bashar refere que a instabilidade que se vive na região “continua a ameaçar o progresso e a estabilidade”, e que as minorias religiosas “não serão capazes de suportar outro conflito sério” no país.

Para o arcebispo de Erbil, será particularmente grave “qualquer conflito que ocorra nas frágeis pátrias dos cristãos e yazidis”. Ele deixa um aviso que é também um alerta para a comunidade internacional: a importância de não descuidar da segurança dessas comunidades religiosas. “Nesse sentido, é fundamental a remoção total de unidades de milícias armadas e o restabelecimento de controles de segurança substanciais, formais e legítimos por parte do governo”, disse o prelado.

O alerta aponta ainda para o possível declínio real da presença milenar dos cristãos na região se conflitos acontecerem e nada for feito. “A tensão contínua que resulta em sérios conflitos nessas áreas marcaria o fim de todos os esforços para retornar e, em vez disso – alerta o prelado –, marcaria o início de um êxodo de minorias que ninguém poderia controlar.”

Nas declarações à Fundação AIS, Dom Bashar Warda pede aos fiéis, em todo o mundo, para se unirem em oração “pelos inocentes da Síria e do Iraque neste momento crítico”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo