25 de março

Anunciação: mulheres comentam como o Sim de Maria as inspira

Festa da Anunciação do Senhor é celebrada nesta quinta-feira, 25

Denise Claro
Da redação

anunciação

Mosaico da Anunciação, que fica na Terra Santa./ Foto: Canção Nova Terra Santa

Nesta quinta-feira, 25, é celebrada na Igreja a festa da Anunciação do Senhor. A data recorda o momento em que o anjo Gabriel, no pequeno vilarejo de Nazaré, anunciou a Maria sua maternidade, segundo a narração do Evangelho de Lucas.

Este é o centro da história da Salvação. Ao anúncio do Anjo de que seria Mãe do Salvador, a jovem Maria respondeu prontamente que SIM, tornando possível a Encarnação. Esta resposta que ecoa ainda hoje, e é modelo para tantos que aceitam seguir Jesus.

Março é o mês dedicado à mulher. Inúmeras mulheres desempenham a sua vocação e missão neste mundo dando este SIM a cada dia. Seja em uma vida religiosa, missionária, como mãe, esposa, e em todas as suas relações e atividades.

Saiba mais
.: Papa, na Catequese, recorda a Solenidade da Anunciação do Senhor
.: Anunciação é festa do encontro do sim de Maria com o sim do Verbo
.: “Maria é modelo de cristã por excelência”, afirma Dom Lessa

O Sim na Vida Consagrada

anunciacao

Ir. Maria Rosemary Colares tem 30 anos de Profissão em sua Congregação./ Foto: Arquivo Pessoal

A religiosa Ir. Maria Rosemary Colares faz parte da Congregação das Irmãs do Preciosíssimo Sangue. Ela lembra que Nossa Senhora é uma mulher que foi olhada e chamada por Deus por ser simples, livre, de uma profunda relação com Deus.

“Falar do SIM de Maria é falar do SIM que ela deu ao projeto de Deus na sua vida. Maria é aquela que dá o seu sim, apesar de ter ficado ‘perturbada’ com o anúncio do Anjo. Eu acredito que naquele momento ela não se achou digna de carregar em si o Filho de Deus. Maria se coloca em oração, e dá um SIM muito consciente. Mas também na confiança em Deus, porque não sabia o que estava por vir.”

Ela afirma que em muitas decisões na sua vida se deixa guiar por este modelo de mulher, de consagrada, de quem se deixa conduzir por Deus.

“Nos meus anos de consagração, muitas vezes olhei para Maria. Quando eu dei o meu SIM, não foi fácil, foi para toda a minha vida. Mas esse sim precisa ser renovado. Ele precisa ser confirmado todos os dias, para não perder o fervor.”

Renovação do SIM

A religiosa explica que o SIM é renovado a cada dia na dimensão eucarística, da escuta da Palavra, na Vida de Oração, de doação e entrega.

“Se eu não fizer isso em prol de outros, não tem sentido ser consagrado. Porque me consagrei ao Senhor não para mim mesma, mas para servir aos irmãos, especialmente aos mais necessitados. Deus me convidou, como convidou Maria.”

Irmã Maria Rosemary diz que nesta Festa de Nossa Senhora, pede em oração por todos os consagrados e consagradas. “Quando a gente dá o nosso SIM livremente, a gente acolhe os desafios e os apelos que Deus faz. Todos os dias é motivo de renovar nossa resposta e dizer: SIM, Senhor.”

O Sim de uma Mãe, Esposa e Missionária

anunciacao

A missionária Sônia Venâncio com seu esposo e filhas./ Foto: Arquivo Pessoal.

A missionária da Comunidade Canção Nova, Sônia Venâncio, é casada e tem duas filhas. Há alguns anos, reza o Terço Mariano na televisão, mas sua intimidade com Nossa Senhora começou bem antes.

“Minha relação com Nossa Senhora começou na infância através da fé dos meus pais que me ensinaram a rezar o santo terço e a cantar mãezinha do céu. Participei de muitas coroações no mês de Maria e minha devoção foi crescendo ao longo da minha história.”

Ela conta que, ainda menina, trazia no coração o desejo de ver Nossa Senhora, assim como foi com os pastorinhos.

“O tempo foi passando e eu não vi Nossa Senhora da forma que sonhava com os olhos da carne. Mas na minha juventude, aos 21 anos, eu vi Maria com os olhos da fé e agindo de forma extraordinária na minha vida, me conduzindo à vida consagrada na Canção Nova. Ainda nos dias de hoje,minha relação é de confiança, eu coloco tudo nas mãos de Nossa Senhora, toda alegria, toda dor, dificuldades, medos e sonhos. Como Mãe, ela tem cuidado de tudo.”

Sônia conta que, como missionária, deu seu SIM e seguiu a vontade de Deus para sua vida. E diz que o SIM de Maria a sustenta também como mãe e esposa.

“O SIM de Maria tem muito a me ensinar. O SIM da Anunciação e o SIM do Calvário. Quando contemplo o sim de Maria na alegria e o sim na dor vou encontrando forças pra sustentar meu sim a Deus que se dá na minha vida cotidiana de esposa, mãe e missionária.”

Maria como Modelo

Sônia lembra que precisou aprender com Maria a dizer sim entre lágrimas, quando sofreu duas perdas gestacionais, vivendo com serenidade. Diz sim com alegria também, quando abraça a maternidade e seus desafios na educação das filhas. Além do sim diário na vida conjugal, com todas as lutas próprias da vida matrimonial que vai transformando o casal em pessoas melhores.

“O sim que me capacita a querer amar e a me doar. O meu sim é inspirado em Maria, começou em 2001 e vai atualizando diariamente. Sim que é fruto de um chamado e que hoje alcança uma multidão. Lembro uma vez ter ouvido que o sim de Maria mudou a história da humanidade e que o nosso sim a exemplo de Nossa Senhora pode mudar o mundo ao nosso redor. E pra mim este é o segredo. O sim que eu aprendo com Maria faz o mundo ao meu redor ser bem melhor.”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo