Celebração será nesta terça-feira, 21, às 17h, presidida pelo Cardeal Gambetti
Vatican News
Este ano, a Solenidade da Cátedra de São Pedro foi antecipada para esta terça-feira, 21, pois coincide com a Quarta-feira de Cinzas. A festa é uma tradição antiga, datada do final do século IV.
Na Basílica Vaticana, a venerada estátua de bronze de São Pedro é vestida com as solenes vestes pontifícias e o famoso monumento do escultor italiano Gian Lorenzo Bernini é decorado e iluminado com cem velas. Peregrinos e visitantes podem assim admirar a estátua do Apóstolo e a sugestiva “luminária”, que destaca o símbolo do magistério do Sumo Pontífice.
Missa
O Cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro, preside a celebração eucarística da solenidade às 17h (horário local). A partir desta terça-feira, 21, em continuidade com a experiência da Quaresma de 2022, será exposta na basílica a obra “Paixão de Cristo” do artista Gaetano Previati (Ferrara 1852 – Lavagna 1920), conservada nos Museus Vaticanos.
Entre as imagens da Via-Sacra conservadas nas coleções dos Museus do Papa, a escolha recaiu, como no ano passado, nas pinturas de Gaetano Previati pela força expressiva evocativa, pelas dimensões e cores das 14 estações que, mais do que outras obras, parecem adaptar-se, em diálogo harmonioso, ao espaço sagrado da Basílica Vaticana.
As obras, 14 pinturas a óleo sobre tela que representam as estações da Via-Sacra, foram colocadas temporariamente na Basílica pelos trabalhadores da Fábrica de São Pedro com o apoio técnico dos Museus Vaticanos para permitir, também por meio de imagens, a meditação dos mistérios da Via-Sacra nas sextas-feiras da Quaresma.
Primeira Via-Sacra
Não uma mostra, mas uma exposição devocional capaz de transmitir a mensagem da Paixão de Nosso Senhor através da obra incisiva de um grande artista italiano.
A primeira Via-Sacra será presidida pelo arcipreste da Basílica de São Pedro, Cardeal Mauro Gambetti, nesta sexta-feira, 24, primeira sexta-feira da Quaresma, às 16h locais, antes da Eucaristia.