29 de outubro

Aniversário de nascimento da beata Chiara Luce é celebrado nesta sexta

Mais de 10 anos após sua beatificação, jovem italiana continua sendo modelo de vida e santidade 

Da redação, com Focolares

Beata Chiara Luce /Foto: Arquivo – Focolares

Nesta sexta-feira, 29, é celebrado o aniversário de nascimento da beata Chiara Luce Badano. Em todo mundo, missas, orações, novenas, terços, e eventos celebram a vida da jovem italiana que inspira a vivência com radicalidade da vontade de Deus. 

Chiara nasceu em 1971, cresceu em um lar cristão na pequena cidade de Sasselo. Aos 9 anos de idade conheceu o Movimento dos Focolares. Mesmo diante de um diagnóstico devastador de sarcoma osteogênico com metástase, um dos tipos mais graves e dolorosos de tumor que a acometeu ainda na adolescência, ela falava a todos das maravilhas e do amor de Jesus. Ao longo do tratamento nunca se revoltou e dizia: “Se tu o queres, eu também o quero, Jesus!”.

Acesse
.: Entrevista com os pais de Chiara Luce Badano

Mesmo enfrentando as dores causadas pela doença, Chiara não pedia saúde, mas a capacidade de fazer a vontade de Deus até o fim. A jovem Chiara faleceu aos 18 anos, em 1990. Foi beatificada pelo Papa Bento XVI em 2010. Pouco mais de 30 anos após sua morte, Chiara Luce continua sendo amada e seu exemplo de vida inspira especialmente a juventude. 

Inspiração para os jovens

Uma de suas melhores amigas, Chicca Coriasco, destaca que Chiara sabia ressaltar o melhor naqueles que a rodeavam. “Penso que esta maravilha continua a ser feita com todos os que entram em contato com ela, mesmo hoje”.

“Ela nunca fez muitos discursos ou coisas extraordinárias, mas extraordinário foi aquele Sim que ela disse a Deus momento por momento, um passo de cada vez, com simplicidade: é isso que, então como agora, continua conquistando e fascinando muitas pessoas, especialmente os jovens”, disse Chicca em entrevista. 

Chiara é uma inspiração real para uma futura legião de “santos de calças jeans”, como dizia o Papa João Paulo II. É sinônimo de uma santidade cotidiana, de vivência do amor concreto ao próximo e na busca pelas “Coisas do Alto”. 

Modelo de santidade

Para Belisa Nunes, jovem do Movimento dos Focolares, Chiara Luce, além de modelo, é uma amiga com quem se pode contar. “Eu sempre achei a história de Chiara Luce inspiradora, porque foi uma jovem que viveu uma vida normal”, afirma.

Belisa recorda que na fase mais dolorosa, Chiara se entristeceu, mas após um tempo em recolhimento conseguiu dar um passo à frente. Ela disse: “Se Tu queres, Jesus, eu também quero”. Um ato de coragem que teve pela confiança no Amor de Deus por ela.

“Às vezes, dialogo muito com ela em orações, principalmente nas horas difíceis. Considero-a como minha amiga, que de alguma forma me orienta e me compreende”, conta ainda a jovem. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo