SINODALIDADE

Amazônia: Encontro de diálogos sobre o caminho sinodal da Igreja

Com o objetivo de promover o diálogo, o encontro abordará o caminho sinodal da Igreja na Amazônia, no dia 7 de junho, em Roma

Da Redação, com REPAM

Vista aérea da Amazônia / Foto: Ivars Utināns na Unsplash

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) realizarão um encontro de diálogos sobre o caminho sinodal da Igreja na Amazônia em 7 de junho, na Pontifícia Universidade Gregoriana (Piazza della Pilotta, 4), em Roma.

A iniciativa se insere no marco da celebração dos 10 anos da criação da REPAM e será conduzida pelas presidências da CEAMA REPAM, lideradas pelo cardeal Pedro Ricardo Barreto Jimeno e dom Rafael Cob Garcia — que também assinam a carta-convite ao evento, que está inserido no contexto da audiência que ambas as presidências terão em 3 de junho com o Papa Francisco.

O evento é dirigido às agências de cooperação, pastorais e organismos da Igreja, à Vida Consagrada e pessoas sensíveis à causa da Amazônia, estendendo-se aos jornalistas e meios de comunicação que desejarem entrevistar as presidências da REPAM e da CEAMA.

Quem é a REPAM?

A REPAM é um organismo eclesial, criado em setembro de 2014, como resultado do caminho percorrido pela Igreja profética e encarnada na Pan-Amazônia, território que inclui a Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Proteger a Amazônia e seus habitantes — região fundamental para garantir a existência do planeta, nossa Casa Comum.

A carta-convite para este encontro em Roma recorda que, durante os 10 anos de consolidação da Rede, “foram gerados vários processos significativos para o território amazônico”, destacando a sua “importância para toda a humanidade”:

1. Em 2015, o Papa Francisco destaca o tema da Amazônia na Carta Encíclica Laudato si’.
2. Em 2019, é realizado em Roma o Sínodo para a Amazônia.
3. Em 2020, é publicada a Exortação Apostólica Pós-sinodal Querida Amazônia.
4. Em 2020, é fundada a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

A partir desses processos, foram constituindo a Rede de Educação Intercultural Bilíngue (REIBA) e o Programa Universitário Amazônico (PUAM). Em conexão com esse caminho, estão sendo fundadas e consolidadas as Redes Eclesiais de Ecologia Integral em diferentes contextos territoriais no mundo, formando a Ecclesial Networks Alliance for Integral Ecology (Aliança de Redes Eclesiais para a Ecologia Integral, em tradução literal).

“Nessa significativa caminhada eclesial amazônica, na óptica da Sinodalidade e da ecologia integral, você e sua instituição têm tido uma atuação importante. Trata-se de um relacionamento, um sentido de pertença e uma corresponsabilidade que desejamos agradecer e aprofundar. Por isso, nós os convidamos a celebrar os 10 anos da REPAM no encontro de diálogos sobre o caminho sinodal da Igreja na Amazônia”, é explicado na carta-convite ao evento.

Na ocasião, os jornalistas e meios de comunicação terão possibilidade de dirigir perguntas às presidências da REPAM e da CEAMA.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo