DESPEDIDA

Adeus ao Monsenhor Jonas: Dom Wladimir preside missa de exéquias

No último adeus ao Monsenhor Jonas antes de seu sepultamento, centenas de fiéis se reuniram no Santuário Pai das Misericórdias para rezar na Missa de exéquias

Jéssica Marçal e Thiago Coutinho
Da Redação

Foto: Hiago Lima

Mãos unidas em oração, lágrimas, silêncio. De várias formas a emoção veio à tona para expressar o que brotava do coração: a saudade do Monsenhor Jonas Abib, acompanhada da firme esperança na vida eterna. 

A Comunidade Canção Nova esteve toda reunida na tarde desta quinta-feira, 15. Muitos vieram das missões no exterior e os que não vieram se uniram espiritualmente. Padres, bispos e religiosos de várias dioceses do Brasil também vieram à sede da Canção Nova em sinal de solidariedade. Um total de 162 padres, 15 diáconos e 8 bispos marcaram presença. Os que não puderam comparecer, enviaram mensagens de pesar, com palavras de carinho aos filhos que choram a partida do Pai Fundador. Também gratidão por quanto Monsenhor Jonas fez pela evangelização.

Acesse
.: Notícias sobre o falecimento e o funeral de Monsenhor Jonas Abib

A missa de exéquias foi presidida pelo bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias. “Nosso eterno e querido Monsenhor Jonas Abib se destacou nas últimas décadas na ação evangelizadora no Brasil, América Latina e outras nações. Soube empenhar sua vida pela causa do anúncio da Boa Nova de Jesus”, disse o bispo no início de sua homilia. Ele recordou a biografia de Padre Jonas, desde seus primeiros passos na congregação salesiana em Lavrinhas, interior de São Paulo.

Dom Joaquim recordou a perseverança com que Padre Jonas se dedicava aos jovens. Falou também sobre os primeiros passos que o Monsenhor deu, no longínquo ano de 1978, para formar o que seria a Comunidade Canção Nova. “Por sua vez, a TV Canção Nova serve-se de conteúdo religioso, educativo e jornalístico. Realiza o que São Paulo VI anunciou na [exortação apostólica] Evangelii Nuntiandi: ‘A Igreja se sentiria culpada diante do Senhor se não lançasse mão destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais aperfeiçoados'”, observou o bispo.

Citou o projeto Dai-me Almas, os encontros de evangelização (como o Rebanhão, na cidade de Cruzeiro, interior de São Paulo) e os Cenáculos, acampamentos de oração e aprofundamento realizados periodicamente. “Padre Jonas se dedicou incessantemente à evangelização e à efusão do Espírito Santo para uma mudança de vida e busca da santidade”, ponderou o bispo de Lorena.

Os últimos momentos

Padre Jonas lutava contra um câncer mieloma — muito comum em pessoas acima dos 50 anos. A doença foi descoberta em 2021, enquanto o Monsenhor e a equipe médica com quem se tratava investigavam uma anemia e uma alteração nos rins. Fundador da Comunidade Canção Nova, a morte de Padre Jonas comoveu representantes da sociedade civil e da Igreja.

Dom Joaquim Wladimir recordou o quanto o Monsenhor lutou até o fim pela vida. “Soube combater o bom combate com serenidade e fidelidade de fé em Cristo. Nos últimos meses, confiando-se a Nossa Senhora Auxiliadora, como bom filho espiritual de Dom Bosco, perseverou na oração e na firme esperança da vinda do Senhor”.

Multidão reunida no Santuário acompanha a homilia de Dom Wladimir / Foto: Hiago Lima

Depoimentos

Momentos antes da celebração, alguns expoentes da Igreja ofereceram breves depoimentos finais sobre a vida de Monsenhor Jonas Abib. “De fato, é um dia muito diferente, ao mesmo tempo de tristeza e saudade. Uma morte serena. Como é a morte dos santos. Tenho rezado e me perguntado muito sobre isso: ‘o que Deus está falando para nós?’. E Ele está falando muito, falando muito com a Canção Nova. E vamos precisar de tempo para digerir isso. Um profeta que deixou uma mensagem muito forte”, disse Frei Gilson.

“Quando entrei aqui e senti essa energia do povo, percebi que esta é a santidade, alguém que doou sua vida a Deus. Uma força, uma energia que gira a vida”, acrescentou Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda Esperança.

Ricardo Augusto Sá Oliveira, missionário e membro que integrou a Comunidade Canção Nova por muitos anos, salientou o quanto o Monsenhor inspirou a santidade. “Ele continua vivo dentro de nós. Todos nós fomos impactados por sua humanidade”.

O sepultamento

O corpo do Monsenhor Jonas Abib foi sepultado na Sala das Graças Alcançadas, no Santuário do Pai das Misericórdias. Uma multidão de fiéis aguardou em fila para visitar o túmulo e se despedir.

O túmulo do Monsenhor Jonas Sala das Graças Alcançadas / Foto: Jéssica Marçal

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo