Neste fim de semana, as Novas Comunidades se reúnem em Santo Amaro, na cidade de São Paulo. O encontro é marcado pela experiência do batismo no Espírito Santo, pelo compartilhamento de vivências e pelas formações.
Reportagem de Carla Zanon e Ederaldo Paulini
A Comunidade Magnificat conta com um espaço amplo composto por um centro de evangelização, bazar e uma Igreja. A comunidade teve início em 1984 por iniciativa da irmã Alice de Souza Santana e demais membros. Com o tempo, entendeu-se que a missão era amar e cuidar do próximo, colocando em prática a misericórdia divina.
“Inicialmente como comunidade de aliança, depois se tornou a comunidade de vida, com o carisma, o amor e a misericórdia, e com a missão de levar esse amor misericordioso aos mais necessitados”, disse a presidente da Comunidade Magnificat, Doralice Pereira.
No pontificado do Papa Francisco foi criado o Charis, sendo o instrumento de união das novas comunidades. União essa que será vivida nos próximos dias 6 e 7 de setembro no Congresso Estadual para as novas comunidades do regional Sul 1 em Santo Amaro, na cidade de São Paulo.
“Uma coisa que nós vamos realizar durante o congresso é que nós separamos um período para fazermos workshops. E aí, então, nesses workshoppings, nós queremos buscar trazer luzes para aquilo que nós ouvimos como necessidades das novas comunidades”, informou a coordenadora do Charis Regional Sul 1, Lucimar Maziero.
Para Doralice, esse encontro com as novas comunidades será oportunidade de troca de experiência. “Então a gente vê a beleza de cada carisma e poder partilhar entre irmãos, vivenciar essa experiência de unidade é muito importante”, completou.
“A Renovação Carismática Católica RCC teve seu impulso quando padre Eduardo Dougherty convidou o padre Roberto de Grandes para fazer um aprofundamento para os líderes e o padre de grandes passou batismo no espírito e cada um dos dons treinando conosco os dons. E a renovação teve um impulso totalmente diferente, porque agora os dons estavam em ação”, dizia o fundador da Comunidade Canção Nova, Padre Jonas Abib.