Ano Scalabriniano termina em 9 de novembro de 2022, dia do 25º aniversário da beatificação de João Batista Scalabrini
Da Redação, com informações dos Scalabrinianos e Vatican News
Os scalabrinianos vivem um ano comemorativo. Neste domingo, 7, abriu-se oficialmente o Ano Scalabriniano, instituído por ocasião dos 25 anos da beatificação do fundador da congregação, beato João Batista Scalabrini. As comemorações terminam em 9 de novembro de 2022.
A abertura foi marcada por duas missas na paróquia de São Bartolomeu em Como, na Itália, onde o beato Scalabrini foi pároco. Em seguida, as vésperas na Catedral, com a presença de religiosos e religiosas da diocese.
Antes disso, em 5 de novembro, um evento preliminar: uma conferência com o tema “A atualidade do pensamento do Beato Scalabrini sobre a emigração”.
O tema deste ano comemorativo é “Fazer do mundo a pátria do homem”. A iniciativa foi pensada como um tempo especial dedicado a um homem “profundamente apaixonado por Deus e extraordinariamente devoto da Eucaristia”.
Ao longo deste período, haverá uma série de iniciativas em colaboração com a diocese de Piacenza-Bobbio envolvendo a Igreja local, os membros dos três institutos, os grupos dos leigos scalabrinianos e as comunidades migrantes.
O beato João Batista Scalabrini nasceu em 8 de julho de 1839 e faleceu em 1º de junho de 1905. Foi bispo da diocese de Piacenza-Bobbio e fundou duas Congregações: os Missionários e as Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, mais conhecidas como Scalabrinianos e Scalabrinianas. Em 9 de novembro de 1997, foi proclamado Beato por São João Paulo II.