Proposta do festival é levar filmes aos locais escolhidos em uma ação que une fé, cultura e arte
Aline Imercio
De São Paulo (SP)

Foto: Lucio Rocha
Começou em agosto e vai até novembro o 1º Festival de Cinema Católico, promovido pela Kolbe Arte em parceria com a Associação Paulista Amigos da Arte e o Governo de São Paulo. O evento leva filmes com histórias da igreja à capital e interior do estado.
De Carlo Acutis a Nossa Senhora de Guadalupe
A ideia do festival é levar vários filmes aos locais escolhidos, o catálogo para as exibições fica a critério do local. Na Igreja São Camilo de Lélis, em Jundiaí, cidade que recebe o festival neste final de semana, foram oito títulos escolhidos para os dois dias de exibição, entre eles: Purgatório: Segredos Revelados, O Céu Não Pode Esperar (história de Carlo Acutis), Coração de Pai, Guadalupe, entre outros.
Padre Bruno Bussolini, administrador paroquial da Paróquia São Francisco e São Camilo de Léllis, em Jundiaí, disse que por lá, além do filme, o festival também leva a exposição e palestra. “Dentro da igreja fica o cinema, com as sessões. Nós temos um salão que vai ter a palestra da Loo Burnett, que estuda angeologia e escreveu um livro sobre São Miguel Arcanjo (…) e a exposição dos Milagres Eucarísticos catalogados por São Carlo Acutis. Tudo veio a calhar para que esse festival seja uma referência e um momento histórico para nossa cidade e as cidades da região de Jundiaí ”, disse padre Bruno. “É um presente que une fé, cultura e arte”, expressou o bispo da cidade, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto.
São Bernardo do Campo e São Paulo também recebem o festival
Nos dias 25 e 26 de outubro, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Belenzinho, na Capital Paulista, recebe também o Festival de Cinema Católico. Ainda na região metropolitana, o Teatro Ítalo Brasileiro exibe os filmes do festival de 17 a 19 de novembro. A cidade de São Bernardo do Campo participa da exibição na Paróquia Santa Maria, no Jardim Andrea Demarchi, nos dias 22 e 23 de novembro.
A participação no 1° Festival de Cinema Católico é de graça, com direito a pipoca e refrigerante. As inscrições devem ser feitas neste link.