Reta final

10 mil peregrinos brasileiros e 35 bispos estão confirmados na JMJ 2023

Segundo a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, cerca de 10 mil peregrinos efetivaram as inscrições para participar do evento

Da Redação, com a CNBB

Juventude JMJ / Foto: Divulgação CNBB

Faltando pouco mais de 10 dias para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a ser realizada de 1º a 6 de agosto, em Lisboa, Portugal, a delegação brasileira se prepara para embarcar nos próximos dias para se encontrar com o Papa Francisco.

Segundo a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cerca de 10 mil peregrinos efetivaram as inscrições para participar do evento.

Do Brasil, também irão 35 bispos, 900 padres e 300 voluntários brasileiros que vão trabalhar nos eventos centrais. Ademais, 6 bolsistas e 9 voluntários de longa duração já estão em Lisboa desde o ano passado para ajudar na organização da JMJ.

Momento especial de encontro com jovens do mundo

O bispo da diocese de Imperatriz, no Maranhão, e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Vilsom Basso, é um dos que vão embarcar nos próximos dias. Ele destaca que é um momento especial de encontro dos jovens do mundo inteiro com o Papa Francisco.

“É onde recebemos mensagens e orientações de como criar uma cultura mundial, em 2023, no âmbito do cuidado com a Casa Comum. Inspirados na Laudato Si’, levaremos às juventudes do mundo inteiro essa consciência, preocupação e ação para preservar o planeta, a Casa Comum”.

A JMJ também será inspirada na Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, na qual, segundo Dom Vilsom, o Pontífice convoca todos os jovens a serem uma “onda de paz, de entendimento, de construção de pontes, de diálogo que possibilite a humanidade ser uma só”.

“A partir das juventudes, acolhendo as diferenças e vivendo unidos um só corpo em diferentes membros, animados pelo espírito de Deus e inspirados em nosso Senhor Jesus Cristo é o que me anima a ir participar do serviço do catequista nessa Jornada Mundial da Juventude”,  disse Dom Vilsom.

“Aprender com o entusiasmo dos jovens”

Outro bispo que também já está de malas prontas e prestes a partir para a JMJ é o arcebispo de Palmas, no Tocantins, Dom Pedro Brito Guimarães. Ele vê o evento como mais uma oportunidade de evangelização da juventude. “Quero entender a dinâmica, me empoderar, me tornar esperto na questão de como convencer, evangelizar a juventude. Sei que é uma festa de massa, mas lá poderei aprender também com o entusiasmo dos jovens, a alegria, o comprometimento”, disse.

“Eu irei por me encantar com a juventude. Sou preocupado, sou responsabilizado pela juventude. Vou para aprender, para participar, para dar o meu crédito, contribuir, dar catequese, ajudar o Papa e a Igreja a superar essa fase depressiva, adoentada em que a juventude está”, salientou.

A Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB tem apoiado toda a delegação brasileira no processo de preparação com o fornecimento de informações e também no acompanhamento de um grupo que representará as diversas realidades juvenis do país. Além do acompanhamento, a Comissão apoiou a preparação com momentos de espiritualidade e na oferta de informações práticas sobre a viagem, por meio de lives mensais desde o final do ano passado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo