Palavras de Francisco

Papa fala à Assembleia do Sínodo no início dos trabalhos

Francisco falou do Sínodo como um caminho conjunto, que deve ser percorrido com coragem apostólica, humildade evangélica e oração; trabalhos começaram hoje

Jéssica Marçal
Da Redação

papa_sínodo (2)

Francisco reunido com padres sinodais / Foto: Arquivo-L’Osservatore Romano

Na primeira congregação geral do Sínodo da Família nesta segunda-feira, 5, o Papa Francisco falou aos padres sinodais reunidos em assembleia. O Santo Padre destacou três aspectos em especial: a coragem apostólica, a humildade evangélica e a oração.

Francisco reiterou que o Sínodo não é um parlamento ou senado, mas um caminho que se percorre em conjunto, com espírito de colegialidade e zelo pastoral. Trata-se de uma ocasião em que o Espírito Santo fala através de todas as pessoas que se deixam conduzir por Deus. “Recordemos, porém, que o Sínodo poderá ser um espaço da ação do Espírito Santo somente se nós participantes nos revestirmos de coragem apostólica, humildade evangélica e oração confiante”.

Confira
.: Todas as notícias sobre o Sínodo da Família

Essa coragem apostólica, segundo o Papa, não se deixa intimidar diante das seduções do mundo, que tendem a apagar do coração dos homens a luz da verdade. A humildade evangélica é aquela que sabe se esvaziar das próprias convicções e preconceitos para escutar os irmãos e dar a mão a eles sem fazer julgamentos ou sentir-se superior. E a oração confiante é a ação do coração quando se abre a Deus para escutar sua voz que fala no silêncio. “Sem escutar Deus todas as nossas palavras serão somente ‘palavras’ que não saciam e não servem”.

O Papa agradeceu a todos os que estão envolvidos nos trabalhos sinodais e que trabalharam com fidelidade e dedicação à Igreja. Francisco não se esqueceu de agradecer aos jornalistas pela participação na cobertura da Assembleia e pela atenção.

Essa é a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos e teve início neste domingo, 4, com a celebração eucarística presidida por Francisco. O tema é “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.Trata-se da segunda etapa do Sínodo da Família, que começou em outubro do ano passado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo