VISITA PASTORAL

“Vocês são a esperança”, afirma Papa aos jovens em Óstia

Leão XIV iniciou série de visitas pastorais neste domingo, 15; no encontro com a comunidade de Óstia, destacou a acolhida e o testemunho de fé

Da Redação, com Vatican News

A imagem ilustra o Papa Leão XIV, ao centro, acompanhado por um cardeal à sua esquerda e um monsenhor à sua direita. Eles estão de costas, voltados para um grupo de pessoas sentadas na arquibancada de um ginásio.

Papa Leão XIV saúda fiéis reunidos em ginásio durante sua visita pastoral a Óstia / Foto: Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters

Em sua primeira visita pastoral a uma paróquia da Diocese de Roma, o Papa Leão XIV foi até Óstia neste domingo, 15. O Pontífice chegou à cidade litorânea onde Santo Agostinho viveu durante anos por volta das 15h45 do horário local. Lá, foi acolhido pelo Cardeal-vigário Baldassare Reina; pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, padre Giovanni Patané; e pelos fiéis que se reuniram para acolhê-lo.

“Esta é a minha primeira visita a uma paróquia na minha nova diocese. Estou muito feliz por começar aqui, em Óstia. E, mais especificamente, numa paróquia que leva o nome de Nossa Senhora Rainha da Paz, tão importante nestes tempos em que vivemos”, expressou o Santo Padre.

“Vocês são a esperança”

Leão XIV partilhou palavras significativas com um público diversificado de jovens, famílias e migrantes, pobres e doentes, sacerdotes, religiosas, voluntários, agentes pastorais e representantes de instituições civis. Os primeiros a se reunirem no pátio são as crianças e os jovens da Catecismo, do Oratório, da Renovação Carismática, do Caminho Neocatecumenal e dos Escoteiros da Europa, que lhe oferecem seu lenço tradicional.

Ao apresentar o Papa, padre Patané pediu que ele dirigisse uma “palavra de esperança e bênção” aos jovens reunidos. O Pontífice declarou: “o pároco me diz para dar uma palavra de esperança: vocês são a esperança! Vocês devem reconhecer que em seus corações, em suas vidas, em sua juventude, existe esperança, para hoje e para o amanhã”.

O Santo Padre reiterou sua alegria em estar ali e celebrar a Eucaristia. “Jesus está vivo entre nós e nos dá esta esperança de viver em paz, amor e amizade”, afirmou, expressando ainda seu desejo pela paz: “que haja paz em nossas famílias, que o Senhor abençoe todas as nossas famílias, todas as famílias desta paróquia, e que a paz reine verdadeiramente entre todos nós”.

Acolhida, sinal de uma verdadeira paróquia

A visita pastoral continuou em um ginásio próximo. Leão XIV cumprimentou os jovens de um clube de basquete local e seus treinadores e autografou uma bola e alguns uniformes. Antes, passou pelos doentes sentados na primeira fileira. Em uma plataforma vermelha, dirigiu algumas palavras espontâneas aos presentes.

Abrir a porta e acolher a todos: católicos, não católicos, crentes, não crentes. Que sejamos sempre uma comunidade acolhedora.
– Papa Leão XIV

“Ao entrar, vários de vocês me disseram algo muito bonito, e quero começar por isto: disseram-me ‘Bem-vindo!’ Devo dizer que me sinto realmente acolhido entre vocês! Obrigado por essa acolhida!”, declarou o Papa. Sob fortes aplausos, ele confirmou: “este é um dos muitos sinais de uma autêntica comunidade cristã, de uma verdadeira paróquia”.

Dirigindo-se aos jovens atletas, o Pontífice fez uma referência aos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 e frisou que o esporte ensina os homens a serem irmãos, deixarem as diferenças de lado e dizer: “todos queremos trabalhar em equipe, queremos fazer parte de um grupo que deixa as diferenças de lado e sempre busca o objetivo”.

Convidar, acolher, acompanhar

Antes da Missa, o Santo Padre reuniu-se ainda com os membros do Conselho Pastoral. O encontro foi solicitado pelo próprio Leão XIV, seguindo uma tradição mantida em suas visitas às paróquias no Peru. Àqueles que, às vezes com sacrifício dedicam seu tempo à paróquia, ele recomendou oração e experiência de fé.

“Se não somos uma comunidade de fé que vive e testemunha o que significa ser discípulos de Jesus, homens e mulheres de fé, então todas as nossas atividades acabam ficando um tanto vazias, carentes do verdadeiro sentido de ser católico, cristãos ou amigos de Jesus”, alertou o Pontífice.

O Santo Padre também enfatizou a importância do testemunho. “A paróquia deve ser um lugar onde as pessoas possam vir e encontrar ouvidos atentos. Ter a igreja aberta, realizar atividades com os jovens, contribuir, comprometer-se com a pastoral da juventude”, exprimiu. “Não fiquem dentro da igreja dizendo: ‘Está bem, o que vêm são suficientes’. Nunca é suficiente. Convidar, acolher, acompanhar”, frisou.

Após celebrar a Missa na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, Leão XIV despediu-se de Óstia no começo da noite. “Obrigado novamente pela acolhida, por esta saudação mesmo neste momento”, disse da porta da paróquia. “Durante o dia o sol e agora a noite, mas vocês são sempre a luz do mundo. Deus os abençoe sempre”, concluiu para, sem seguida, entrar no carro e passar pela multidão para retornar ao Vaticano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content