Tema escolhido pelo Papa Leão XIV para o próximo Dia Mundial da Paz foi divulgado hoje; escolha remete a uma expressão utilizada logo no início de seu pontificado
Da Redação, com Vatican News

Leão XIV em sua primeira saudação ao público como Papa / Foto: Reprodução Vatican Media
“A paz esteja com todos vós: rumo a uma paz ‘desarmada e desarmante’” é o tema escolhido pelo Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026, que será celebrado em 1º de janeiro. O tema foi anunciado pelo Vaticano nesta terça-feira, 26.
A escolha recai sobre uma expressão utilizada logo no início do pontificado, quando apareceu pela primeira vez no balcão central da Basílica de São Pedro, no dia da sua eleição como Sucessor de Pedro. Eram 19h23, de 8 de maio, quando fez um apelo à reconciliação e ao diálogo durante a primeira bênção Urbi et Orbi.
“A paz esteja com todos vós! Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus. Também eu gostaria que essa saudação de paz entrasse no vosso coração, chegasse às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que se encontrem, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja convosco!”. E acrescentou: “Esta é a paz de Cristo Ressuscitado, uma paz desarmada e uma paz desarmante, que é humilde e perseverante. Que vem de Deus, do Deus que nos ama a todos incondicionalmente.”
A invocação por uma “paz desarmada e desarmante” foi repetida várias vezes pelo Papa Leão XIV neste início de pontificado, reiterando a importância de uma reconciliação feita com diálogo, que constrói pontes dando voz a todos. Uma paz, segundo o Pontífice, que alcance o cessar-fogo não só das armas, mas também das palavras: “desarmemos as palavras para desarmar a Terra”.
Rejeitar a lógica da violência
Em comunicado divulgado hoje, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral explica que o Papa convida, novamente, a humanidade a rejeitar a lógica da violência e da guerra. A proposta é abraçar uma paz autêntica, fundada no amor e na justiça. Essa paz deve ser desarmada, ou seja, não baseada no medo, na ameaça ou nas armas; e desarmante, porque é capaz de dissolver conflitos, abrir corações e gerar confiança, empatia e esperança.
“A saudação do Cristo Ressuscitado – ‘A paz esteja convosco’ (cf. Jo 20,19) – é um convite dirigido a todos – crentes, não crentes, responsáveis políticos e cidadãos –, para edificar o Reino de Deus e construir juntos um futuro humano e pacífico”, frisa o comunicado.
Em 2025, o tema que já havia sido escolhido pelo Papa Francisco esteve em harmonia com o Ano Jubilar, colocando em foco conceitos em torno da esperança e do perdão. Para o próximo ano, Leão XIV chama a construir uma paz “desarmada e desarmante” a partir das famílias e entre os povos para promover a fraternidade com reconciliação.