O recém eleito-eleito Pontífice, Papa Leão XIV, tornou-se cidadão peruano em agosto de 2015, quando atuou junto à Diocese de Chiclayo
Da redação, com Reuters

Documento divulgado pelo Escritório de Migração do Peru / Foto: Reprodução Reuters
O Escritório de Migração do Peru divulgou nesta quinta-feira, 8, o certificado de naturalização do Papa Leão XIV, revelando que o Pontífice recém-eleito tornou-se cidadão peruano em 24 de agosto de 2015, após anos de serviço no país.
O documento, publicado nas redes sociais, destaca a conexão única entre o Peru e o primeiro papa americano-peruano da história.
De acordo com o certificado, o Papa Leão XIV, ex-Cardeal Robert Prevost, solicitou a nacionalidade peruana enquanto servia na Diocese de Chiclayo.
“Em sua primeira mensagem, o novo Papa Leão agradeceu ao Peru e se recordou do serviço que prestou na Diocese de Chiclayo”, informou o Escritório de Migração em uma postagem em rede social.
A presidente Dina Boluarte discursou à nação, classificando a eleição de um “momento histórico para o Peru e o mundo”.
Do lado de fora da Catedral de Lima, pessoas se reuniram, agitaram uma bandeira peruana e celebraram a escolha papal sem precedentes.
A eleição gerou comemorações em todo o Peru, especialmente em Chiclayo, onde o Papa Leão serviu como bispo entre 2015 e 2023.