Santa Sé apresenta nova fórmula da missa por intenção da Criação

O Vaticano apresentou nesta quinta-feira, 3, um formulário de orações da missa pela proteção da Criação. O decreto do Departamento para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos contém leituras bíblicas para as celebrações eucarísticas. O documento disponível em três idiomas foi aprovado pelo Papa Leão XIV.

Reportagem de Danúbia Gleisser e Daniele Santos

A notícia da nova forma de celebração pela salvaguarda da criação foi confirmada na coletiva de imprensa. O Missal conta com 49 celebrações eucarísticas para diferentes situações, algumas para a Igreja, para a sociedade e outras para ocasiões especiais. A iniciativa é resposta da igreja aos pedidos pelo cuidado com a criação de Deus. 

Na próxima semana, o Papa Leão XIV estará em Castel Gandolfo e a celebrará pela primeira vez. A missa começa com trechos do Salmo 19, que exalta a glória de Deus na natureza. Inclui leituras do Evangelho que falam dos lírios do campo, das aves do céu e da calma de Jesus na tempestade. Com essa missa, a igreja oferece apoio espiritual e comunitário para o cuidado da natureza, nossa Casa Comum. 

De acordo com o secretário do departamento para o culto divino, a missa pro custódia de creaciones abraça os principais pedidos da encíclica Laudato Si e os transforma em oração.

O Vaticano divulgou a mensagem do Papa Leão XIV para o 10º dia mundial de oração pelo cuidado da criação, que será em primeiro de setembro. O tema deste ano, ‘sementes de paz e esperança’, marca os 10 anos da encíclica Laudato Si e recorda as celebrações do Jubileu da Esperança que está em andamento.

O Papa alerta que a terra sofre com a destruição causada pela injustiça, desigualdade e ganância. O pontífice destaca ainda que a natureza muitas vezes é tratada como mercadoria para o lucro econômico ou político. O Santo Padre concluiu pedindo que a encíclica Laudato Si continue a inspirar todos a escolher e compartilhar a ecologia integral como caminho para o futuro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo