No dia 5 de setembro, o Papa irá inaugurar oficialmente o espaço “Borgo Laudato si”, criado por vontade do Papa Francisco, onde são aplicados os princípios da Encíclica Laudato si
Da redação, com Vatican News

Borgo Laudato si / Foto: Site oficial www.laudatosi.va
Na próxima sexta-feira, 5, o Papa Leão XIV estará de volta ao “Borgo Laudato si'” nas Villas Pontifícias, na região dos Castelos Romanos, local que o recebeu recentemente, quando almoçou com os pobres da Caritas de Albano, durante o segundo período de repouso do Pontífice em Castel Gandolfo.
O retorno ao local será para inaugurar oficialmente o “Borgo Laudato si” onde são aplicados os princípios contidos na Encíclica do Papa Francisco Laudato si’, publicada há dez anos. O horário da inauguração está marcado para às 16h do horário local (11h no Horário de Brasília).
Antes de presidir a Liturgia da Palavra com o Rito da Bênção, Leão XIV irá visitar o Borgo e se encontrar com os funcionários, colaboradores, familiares e todos aqueles que voluntariamente participam da vida do lugar. Antes da bênção, o tenor Andrea Bocelli com o filho Matteo irão se unir em oração, oferecendo um canto como homenagem. O italiano é um dos tenores mais famosos do mundo, com mais de 70 milhões de discos vendidos.
Será a quarta vez que o Papa Leão XIV visita o Borgo Laudato si’ de Castel Gandolfo: a primeira, em forma privada, remonta a 29 de maio, quando visitou vários locais, parando também no Jardim da Virgem Maria. Em 9 de julho ele celebrou a primeira missa pela Custódia da Criação, exortando a ouvir “o clamor da terra”. E, finalmente, em 17 de agosto, quando almoçou com os pobres assistidos pela Caritas de Albano, um momento de fraternidade e solidariedade organizado pela diocese local e pelo Borgo Laudato si’, em colaboração com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
“Borgo Laudato si” pensado por Francisco
O “Borgo Laudato si” nasceu da iniciativa lançada pelo Papa Francisco em 2 de fevereiro de 2023 e enraizada na missão da Igreja de promover a ecologia integral, unindo o cuidado com a criação à proteção da dignidade humana. Uma missão confiada ao Centro de Alta Formação Laudato si’ (CeAF-LS) instituído por dois quirógrafos do Papa com a tarefa de sensibilizar sobre essas questões e para promover a conversão ecológica através de projetos de formação com particular atenção aos jovens e àqueles que vivem em condições de vulnerabilidade.
E como o próprio Pontífice argentino afirmou em audiência de 19 de setembro de 2024 aos membros do organismo científico, educativo e social: “Para tornar visível e concreta a vontade de promover a conversão ecológica, pensei em criar um modelo tangível de pensamento, de estrutura e de ação, que chamei de Borgo Laudato si’. E senti que os arredores e as dependências das Vilas de Castel Gandolfo fossem o espaço certo para abrigar esse tipo de ‘laboratório’, onde experimentar conteúdos formativos.“
A propriedade do Borgo se estende por 55 hectares e inclui jardins históricos, palácios, monumentos e vestígios arqueológicos, áreas agrícolas e novos espaços dedicados à formação, ao cultivo biológico e regenerativo, fruto de um percurso que entrelaça espiritualidade, educação e sustentabilidade com o objetivo de oferecer um espaço aberto, acessível e inclusivo, para se formar, refletir e experimentar uma relação mais consciente e respeitosa com a criação.