Castel Gandolfo se prepara para receber Leão XIV a partir de domingo, 6, para um período de descanso; Pontífice verificou andamento das obras na Villa Barberini
Da Redação, com Vatican News

Papa Leão XIV / Foto: Alessia Giuliani/IPA/Sipa USA via Reuters Connect
Na tarde desta quinta-feira, 3, o Papa Leão XIV dirigiu-se a Castel Gandolfo, onde, a partir de domingo, 6, passará um período de descanso até 20 de julho. Ele foi verificar o andamento das obras na Villa Barberini, no Borgo Laudato Si’, informou a sala de imprensa da Santa Sé.
No último dia 29 de maio, Leão XIV já havia visitado a pequena cidade que fica a cerca de 25 quilômetros de Roma. Na ocasião, ele foi conhecer o Borgo Laudato Si’, projeto criado pelo Papa Francisco em 2023 na área das Vilas Pontifícias como um espaço de formação sobre os temas da Casa Comum. Este é um exemplo daquela “ecologia integral” que fundamenta a encíclica publicada há dez anos. Na ocasião, Leão XIV também visitou o Palácio Apostólico, que, desde 2016, o Papa Francisco havia transformado em um polo museológico aberto aos visitantes.
Leia também
.: “Cuidar da Criação é questão de fé e de humanidade”, afirma Leão XIV
.: Vaticano divulga formulário de orações da missa pela proteção da Criação
Programação no recesso
Durante os 14 dias que ficará em Castel Gandolfo, o Papa celebrará, no domingo, 13 de julho, às 10h (5h no horário do Brasil), a Missa na Paróquia Pontifícia de São Tomás de Villanova. Às 12h (7h no Brasil), rezará a oração do Angelus na Praça da Liberdade, em frente ao Palácio Apostólico. No domingo, 20 de julho, às 9h30 (4h30 no Brasil), celebrará a Missa na Catedral de Albano, que havia sido designada como Igreja titular ao então cardeal Prevost durante o Consistório de sua criação cardinalícia. No mesmo dia, às 12h (7h no horário do Brasil), o Pontífice rezará novamente o Angelus na Praça da Liberdade; à tarde, retornará ao Vaticano.
Durante todo o mês de julho, todas as audiências privadas estarão suspensas, assim como as Audiências Gerais, que serão retomadas apenas na quarta-feira, 30 de julho. Nos dias seguintes, será realizado o grande Jubileu da Juventude, no qual está prevista a presença do Papa.
Leia também
.: Ver e ouvir o Papa “de pertinho”: confira curiosidades da Audiência Geral