Leão XIV recebeu membros da Organização de Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL) e destacou missão do ensino superior católico
Da Redação, com Vatican News

Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Nesta sexta-feira, 31, o Papa Leão XIV recebeu em audiência os membros da Organização de Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL). O grupo encontra-se em Roma por ocasião do Jubileu do Mundo da Educação, que acontece entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro.
No início de seu discurso, o Pontífice saudou o presidente da organização, o jesuíta brasileiro e reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), padre Anderson Antonio Pedroso. O Santo Padre agradeceu a presença do sacerdote e de todos os representantes das mais de 100 instituições que compõem a rede universitária católica do continente.
“A peregrinação de vocês a Roma é um sinal visível dos laços de colaboração e de afeto que devem caracterizar sua organização. Entre as finalidades da ODUCAL está o progresso da educação superior católica e o serviço à sociedade, criando espaços de encontro entre fé e cultura”, assinalou Leão XIV.
Missão das universidades católicas
O Papa lembrou a origem e a missão das universidades católicas de irradiar o saber para o bem da humanidade. Inspirando-se em palavras de São João Paulo II e do Papa Francisco, ele reafirmou que a universidade católica continua sendo um dos melhores instrumentos que a Igreja oferece à sociedade, sendo expressão concreta do amor de Deus pela pessoa humana.
Recordando as primeiras universidades do continente, situadas em Santo Domingo, Lima e no México, o Pontífice ressaltou que tais instituições devem se tornar itinerários da mente rumo a Deus, formando pessoas integrais – “inteligências com sentido crítico, corações crentes e cidadãos comprometidos com o bem comum”.
“Com criatividade, e sabendo que a graça os sustenta, sigam em frente com a missão que a Igreja lhes confia”, concluiu o Santo Padre, que confiou o trabalho das universidades à Virgem Maria.
 
					



