Audiência promovida pelo Dicastério para a Cultura e a Educação buscará explorar possibilidades que a criatividade artística oferece à missão da Igreja
Da Redação, com Vatican News

Foto: REUTERS/Ciro De Luca
Amigos de longa data do Papa contam que Robert Francis Prevost sempre gostou de ver filmes. No ano do Jubileu, Leão XIV deseja aprofundar o diálogo com o mundo do cinema, especialmente com atores e diretores, para explorar as possibilidades que a criatividade artística oferece à missão da Igreja e à promoção dos valores humanos.
Diante disso, o Pontífice receberá uma representação da “sétima arte” neste sábado, 15, às 11h do horário local. O encontro acontecerá no Palácio Apostólico, no Vaticano, e será promovido pelo Dicastério para a Cultura e a Educação.
Segundo um comunicado do Dicastério para a Cultura e a Educação, em vista desta audiência, o Santo Padre compartilhará, em uma videomensagem, alguns títulos particularmente significativos para ele: A Felicidade Não se Compra (1946), de Frank Capra; A Noviça Rebelde (1965), de Robert Wise; Gente Como a Gente (1980), de Robert Redford; A Vida é Bela (1997), de Roberto Benigni.
O encontro é promovido em colaboração com o Dicastério para a Comunicação e com os Museus Vaticanos, na esteira dos encontros do Papa Francisco com representantes das artes visuais (em junho de 2023) e do humor (em junho de 2024), e em continuidade com o recente Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, celebrado em fevereiro deste ano.
Presenças confirmadas
O mundo do cinema será representado por muitos protagonistas internacionais. Entre aqueles que já confirmaram presença estão: Gianni Amelio, Roberto Andò, Judd Apatow, Francesca Archibugi, Marco Bellocchio, Monica Bellucci, Wang Bing, Catherine (Cate) Élise Blanchett, Stéphane Brizé, Sergio Castellitto, Liliana Cavani, Maria Grazia Cucinotta, Abel Ferrara, Dante Ferretti e Francesca Lo Schiavo, Matteo Garrone, Dag Johan Haugerund, Emir Nemanja Kusturica, Spike Lee, George Miller, Gaspar Noé, Ferzan Özpetek, Paweł Aleksander Pawlikowski, Giacomo Poretti, Stefania Sandrelli, Albert Serra, Giuseppe Tornatore e Gus Van Sant.
Recentemente, também no Palácio Apostólico, Leão XIV recebeu em audiência Robert De Niro, o ator norte-americano de 82 anos, de origens italianas, vencedor de dois prêmios Oscar.




