Proximidade na oração

Papa reza por vítimas de inundações no México e pela paz

Populações do leste do México sofrem com inundações; Papa também reiterou orações pela paz, especialmente através do Rosário

Da Redação, com Santa Sé e Reuters

Famílias afetadas em Poza Rica, Veracruz, em 17 de outubro de 2025, recebem ajuda humanitária da Cruz Vermelha Mexicana devido às enchentes / Foto: Gerardo Vieyra-NurPhoto via Reuters Connect

O Papa Leão XIV acompanha as notícias do leste do México, onde a população tem sofrido com fortes inundações. Após o Angelus deste domingo, 26, o Pontífice manifestou suas orações.

“Estou com carinho junto às populações do leste do México, atingidas nos últimos dias por inundações. Rezo pelas famílias e por todos aqueles que sofrem por causa desta calamidade, e confio ao Senhor, pela intercessão da Virgem Santa, as almas dos falecidos.”, disse.

Enchentes devastadoras deixaram milhares de pessoas sem moradia, alimentos ou serviços básicos após chuvas torrenciais em cinco estados da região central do México nas semanas passadas. Em Álamo, Veracruz, um dos estados atingidos pelas enchentes, moradores puderam ser vistos carregando sacolas e colchões em meio a pilhas de escombros enquanto caminhões oficiais trabalhavam para drenar as águas das ruas. Rios transbordaram, arrastando ruas inteiras e deixando comunidades isoladas. Pelo menos 72 pessoas morreram e dezenas ficaram desaparecidas.

Rosário pela paz

Leão XIV também segue mobilizando orações pela paz. Ele convidou os fiéis, uma vez mais, à oração do Rosário, um gesto de intercessão a partir do qual nascem tantos gestos de caridade evangélica.

“Continuamos incessantemente a nossa oração pela paz, particularmente através da recitação comunitária do Santo Rosário. Contemplando os mistérios de Cristo com a Virgem Maria, fazemos nossos o sofrimento e a esperança das crianças, das mães, dos pais, dos idosos vítimas das guerras… E dessa intercessão do coração nascem tantos gestos de caridade evangélica, de proximidade concreta, de solidariedade… A todos aqueles que, todos os dias, com confiante perseverança, levam adiante esse compromisso, repito: “Felizes os pacificadores!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo