Leão XIV faz memória do santo que inspirou a criação da ordem onde ele iniciou sua caminhada religiosa em 1977
Da Redação

Fotos: Antonio Rodríguez / Reuters-Guglielmo Mangiapane
O Papa Leão XIV recorda o dia de Santo Agostinho, doutor da Igreja, celebrado neste 28 de agosto. Com uma postagem em sua conta na rede social X, ele destacou o testemunho do santo que inspirou espiritualmente a ordem dos agostinianos, onde professou seus votos religiosos.
“A vida e o testemunho de Santo Agostinho nos lembram que cada um de nós recebeu de Deus dons e talentos, e que nossa vocação, nossa realização e nossa alegria nascem de devolvê-los em amoroso serviço a Deus e aos outros”, escreveu o Pontífice.
Em 1977, Robert Francis Prevost, nome de batismo de Leão XIV, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.) na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Saint Louis. Em 29 de agosto de 1981, emitiu seus votos solenes.
Em suas primeiras palavras aos fiéis como Papa, fez questão de mencionar sua relação filial com o santo. “Sou agostiniano, um filho de Santo Agostinho que dizia: ‘Convosco sou cristão e para vós sou bispo’. Neste sentido, podemos caminhar todos juntos em direção à pátria que Deus nos preparou.”
Com uma marcante história de conversão, Santo Agostinho passou de um homem entregue aos prazeres da vida e envolvido com heresias a um seguidor que se dedicou totalmente a Deus. Tornou-se bispo de Hipona e autor de numerosos escritos, inclusive a Regra de Vida agostiniana. Em 1244, foi fundada a ordem dos agostinianos inspirada nessa Regra de Vida deixada pelo santo, que também foi proclamado Doutor da Igreja.