ANTIGA TRADIÇÃO

Papa pede por trégua olímpica durante Jogos de Inverno de Milão-Cortina

Em seus apelos após a oração do Angelus, Leão XIV saudou organizadores e atletas e recordou antiga tradição e pediu por gestos concretos de diálogo

Da Redação, com Vatican News

A imagem ilustra um display dos aros olímpicos, símbolo das Olimpíadas, cobertos por neve com um cenário montanhoso ao fundo.

Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina terão início nesta sexta-feira, 6 / Foto: Reprodução Reuters

Nesta sexta-feira, 6, terão início as Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina. Por essa ocasião, o Papa Leão XIV recordou a tradição da trégua olímpica e pediu por ações que respeitem o antigo costume que acompanha a realização dos Jogos, seguidos pelas Paralimpíadas de Inverno.

O apelo do Pontífice aconteceu durante suas saudações ao final da oração do Angelus no domingo, 1º. Após dirigir suas felicitações aos organizadores e aos atletas, o Santo Padre reconheceu que os grandes eventos esportivos constituem uma forte mensagem de fraternidade e reavivam a esperança em um mundo de paz.

“É este também o sentido da trégua olímpica”, afirmou Leão XIV, “um costume muito antigo que acompanha o desenrolar dos Jogos. Espero que, nesta ocasião, aqueles que no coração têm a paz entre os povos e que ocupam cargos de autoridade saibam realizar gestos concretos de distensão e diálogo”.

Durante a última semana, o Papa também recordou as Olimpíadas de Inverno em dois telegramas. No primeiro, enviado para a celebração de acolhida da Cruz Olímpica e Paralímpica em uma basílica em Milão, o Pontífice expressou seu desejo de que os Jogos suscitem fraternidade e paz. No segundo, destinado a paroquianos da região de Bormio, o Santo Padre pediu aos voluntários envolvidos na preparação e na organização de dispuitas esportivas que sejam um sinal luminoso da presença de Cristo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content