NO VATICANO

Papa lembra que educar é também formar o coração

O Papa Leão XIV se reuniu, hoje, na Praça São Pedro com os participantes do Jubileu do Mundo Educativo. A eles Leão falou de aspectos que considera fundamentais para a educação cristã.

Reportagem de Danúbia Gleisser e Daniele Santos

No papamóvel na Praça São Pedro, Leão acolheu os educadores e estudantes que participam do jubileu do mundo educativo e recebeu o carinho de todos. O Pontífice deu boas vindas a cada um e se disse feliz por encontrar educadores envolvidos em todos os níveis de ensino, do básico à universidade.

O Santo Padre foi professor nas instituições educativas da Ordem de Santo Agostinho e partilhou sua experiência ao retomar quatro aspectos que considera fundamentais para a educação cristã. A interioridade, a unidade, o amor e a alegria.

De acordo com o Papa, estes princípios devem se tornar pilares de um caminho a percorrer juntos, fazendo deste encontro o início de um percurso comum de crescimento e enriquecimento recíprocos.

“Está sendo um momento de muito conhecimento por conta de todos os aprendizados históricos e sobre o catolicismo que estou tendo aqui”, disse o brasileiro. “Eu diria que a interculturalidade, um dos valores maristas que valoriza muito a conexão com outras culturas, outros ensinamentos”, falou o jovem. “Para mim, a palavra que define isso é a gratidão. A gratidão pela Marissa Brasil de poder estar participando deste momento tão importante na minha vida, na minha caminhada católica”, expressou a participante.

Leão XIV alertou que é preciso ajudar os alunos a viver sua interioridade. E não só eles, também os educadores, muitos cansados e sobrecarregados com tarefas burocráticas. Sobre a unidade, lembrou que só em Cristo a encontramos de verdade, como membros unidos à cabeça e como companheiros de viagem no caminho de contínua aprendizagem da vida.

Ao falar do amor, disse que partilhar o conhecimento não é suficiente para ensinar. É preciso amor. Por fim, sobre a alegria, afirmou: “Os verdadeiros mestres educam com um sorriso e o seu desafio é conseguir despertar sorrisos no fundo da alma dos seus discípulos”, afirmou o Papa.

“Estamos aqui como conferência episcopal do Brasil, a Comissão Episcopal para Cultura e Educação, para partilhar com o mundo, com a Igreja, o caminho que a gente tem feito, que é um caminho de evangelizar educando e educar evangelizando”, apontou Dom Francisco Agamenilton, da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Próximo à Praça São Pedro, este espaço acolhe os participantes do jubileu. “Os brasileiros, estamos em um número bastante representativo neste Jubileu. Por que aqui estamos? Para dizer da importância da educação católica para o mundo, especialmente para o nosso país”, declarou a diretora-presidente da ANEC, irmã Irani Rupolo.

“Fizemos hoje um momento de espiritualidade maravilhoso. Estaremos presentes em todos os diálogos com o Papa Leão XIV e principalmente no relançamento do Pacto Educativo Global”, declarou o diretor adjunto confessional FTD Educação, Paulo Moregola.
Os que atuam na área da educação desejam levar para o Brasil as experiências deste evento jubilar. “Levar pro nosso país essa inspiração, essa motivação para transformar a sociedade através da educação, que é o que nós fazemos todos os dias”, informou o diretor-geral FTD Educação, Ricardo Tavares.

“Peregrinos da esperança, uma esperança que vai construindo essa educação católica nos nossos espaços, nos diferentes espaços, mas acima de tudo, somando uma educação de excelência e uma evangelização precisa entre as crianças, adolescentes e jovens”, concluiu o diretor socioeducacional da Rede Marista Brasil, Irmão Iranilson Lima.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo